Notícias
Geral
31 de Março de 2015
PIB da construção deve recuar 5,5% este ano
O cenário não tão otimista da economia tem levado construtoras de todos os portes a reverem investimentos.
Segundo o Sindicato da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP), a perspectiva é que o PIB do setor caia 5,5% no ano, pressionado pela redução de postos de trabalho e temor dos empresários com o futuro.
De acordo com o presidente da entidade, José Romeu Ferraz Neto, a revisão da estimativa do PIB do País, que deve recuar 1% este ano, sinaliza o momento de cautela dos empresários da construção.
"A queda tem atingido todos os segmentos e até o final do ano a expectativa é de corte de mais 300 mil postos de trabalho", disse ele. A opinião do líder da entidade vem em linha com as projeções de empresários brasileiros. Entre as pequenas e médias empresas, o objetivo este ano será diminuir a velocidade de novos negócios, com aposta em venda de terrenos.
"É hora de rever os gastos. Uma boa saída para pequenas e médias diminuírem o ritmo de construção e retomar o caixa para 2016 é vender terrenos que ainda não foram construídos, porque o preço ainda está bom", disse o professor de engenharia civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leônidas Reinaldo Sacco.