Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

01 de Junho de 2015

PIB da construção civil tem queda de 2,9% no primeiro trimestre, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil registrou alta de 1,1% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao último trimestre do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (29). Na comparação com o mesmo período do ano passado, porém, o indicador teve queda de 2,9%. O recuo é ainda maior se considerado o PIB da construção acumulado nos quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2015: 4% em relação ao mesmo período anterior.
 
Diante disso, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) divulgou uma nota em que estima que a queda do PIB da construção em 2015 prevista no início do ano em 5,5% pode ser ainda pior. Isso seria justificado pela redução dos investimentos, inflação, elevação dos juros, aumento do desemprego, redução da renda, diminuição da demanda por imóveis, atrasos crônicos de pagamentos do governo pelas obras do PAC e do Minha Casa e crescente dificuldade de obtenção de crédito imobiliário.
 
O presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, ainda manifestou preocupação com relação à nova queda da taxa de Formação Bruta de Capital Fixo anunciada pelo IBGE, de 1,3% em relação ao trimestre anterior e 7,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. "Esses números denotam que os investimentos seguem em deterioração, o que é muito prejudicial ao desempenho da construção. Basta lembrar que cerca da metade de todos eles passam por este setor", encerrou.
 
PIB nacional - Já o PIB nacional, que envolve todos os setores, recuou 0,2% ante os três primeiros meses de 2014 e 0,9% ante o trimestre anterior. Em valores, o PIB alcançou nos primeiros três meses do ano R$ 1,408 trilhão.