Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Economia

04 de Dezembro de 2014

PIB da Bahia pode crescer apenas 0,6% em 2014

O PIB da Bahia pode crescer menos de 1% em 2014, abaixo da estimativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), de 1,5%. Na verdade, as estimativas mais pessimistas indicam que o PIB da Bahia crescerá em torno de 0,6% ou 0,8%, acima da média nacional cuja estimativa é de 0,2%.  

Economistas ouvidos pelo Bahia Econômica afirmam que a previsão de 1,5% da Sei está baseada na hipótese de um crescimento mais elevado do setor agropecuário e do setor serviços, que inclui comércio e administração pública, mas que essa previsão pode não se concretizar.  O crescimento da agropecuária baiana vai ser alto, mas está se reduzindo a cada trimestre, pois a estimativa de uma super safra, comparada com a do ano anterior não se realizará.
 
A expectativa é que o PIB da agropecuária crescesse mais de 10%, mas tudo indica que esse número será menor, pois o Levantamento Sistemático da Produção agrícola realizada pelo IBGE está reduzindo mensalmente a expectativa de aumento na produção, embora num patamar alto. Além disso, existe a expectativa de redução dos gastos da administração pública, já que o governo do Estado suspendeu as despesas, e o comércio não espera um crescimento acentuado das vendas no último trimestre. 

E para completar, a Construcão Civil, que caiu 4,1%, no terceiro trimestre do ano não mostra sinais fortes de recuperação. Até o momento, se for considerado o crescimento da economia baiana no últimos 12 meses, o crescimento do PIB baiano está na casa de 0,6%. Analistas afirmam que para chegar a 1,5%, como prevê as estimativas da SEI, o PIB do quarto semestre teria de crescer de forma expressiva.