Notícias
Geral
27 de Março de 2015
PIB confirma ciclo de desaceleração, dizem analistas
Ainda que melhor que as previsões do mercado, o crescimento de 0,1% da economia brasileira, divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma um ciclo de forte desaceleração, avaliam economistas ouvidos pelo portal G1. Para o diretor de pesquisas econômicas da consultoria Go Associados, Fabio Silveira, o resultado é muito próximo do esperado e “nada supreendente”. “Podemos dizer que é estagnação, porque está muito próximo de zero”.
A previsão mais recente do Banco Central dava conta de um recuo de 0,1%. A professora do MBA de economia da FGV, Virene Machado, acredita que o novo cálculo do PIB ajudou a elevar sua medição. “Se ainda fosse divulgado pela metodologia antiga, acredito que o resultado seria negativo”, afirma.
Para ela, o resultado indica uma “forte desaceleração” da economia combinada a alta inflação, que fechou 2014 em 6,41%, próxima do teto da meta. “Para 2015, espera-se algo em torno de 8%, quase o dobro do centro da meta inflacionária”, diz.
Também era esperada a alta puxada pelo setor de serviços (0,7%) – item com maior peso e queganhou mais relevância na nova metodologia do IBGE –, assim como o crescimento de 0,4% nos agronegócios e a queda na produção industrial, de 1,2%, afirma Silveira.