Notícias
Setor da Construção
24 de Fevereiro de 2016
Paulo Câmara não descarta mudar calendário do PDDU
O presidente do Legislativo Municipal, vereador Paulo Câmara (PSDB), não descartou ontem (23) a possibilidade de alterar o cronograma de audiências públicas sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Em entrevista à imprensa, ele disse, no entanto, que a princípio não acredita que a mudança do calendário seja necessária. “Foi um cronograma pré-estabelecido desde dezembro do ano passado. Não quer dizer que findada as audiências o plano já será votado”, afirmou, na terceira audiência pública da minuta do PDDU.
O presidente do Legislativo destacou que, além dos debates na Casa, haverá oficinas para discutir a proposta do novo plano na Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Cajazeiras e no Subúrbio. “Queremos ter a maior quantidade de propostas possíveis para melhorar o plano”, frisou. Anteontem (22) a bancada de oposição na Câmara se reuniu e pediu a convocação do Colégio de Líderes para rediscutir o cronograma de debates. Na avaliação da líder da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), o ritmo dos debates está muito intenso, com audiências praticamente todos os dias da semana, inviabilizando tanto a participação dos vereadores quanto do público.
A comunista ainda questionou a centralização das audiências, todas no Centro de Cultural da Câmara e no turno da manhã. “Quem trabalha não tem como faltar tantos dias para participar ativamente dos debates, por mais que tenha interesse”, argumentou Aladilce, sugerindo a realização de debates nas diversas regiões, para permitir a participação popular. “O PDDU é o projeto mais importante que temos em tramitação, é uma oportunidade excelente de contribuir para a qualificação da cidade. Mas está claro que a proposta está eivada de falhas e limitações e a discussão tem que ser a mais consequente possível”, defendeu a líder da oposição, ressaltando que a bancada está debatendo uma posição unificada sobre o projeto.
O vereador Edvaldo Brito (PTB) também demonstrou preocupação com o processo de discussão do PDDU, sugerindo que, pela complexidade da matéria, a relatoria do projeto seja dividida por temas, sob a responsabilidade de sub-relatores. O vereador Leo Prates (DEM) é o relator da proposta do novo plano e o petista Arnando Lessa (PT), preside a Comissão do PDDU.