Notícias
29 de Novembro de 2024
Os Benefícios de uma concreta gestão de riscos
Uma gestão de riscos eficaz não só evita problemas, como também vislumbra as oportunidades e estabelece bases para um crescimento e sucesso a longo prazo. Compreender o que é a gestão de riscos pode marcar a diferença entre uma organização próspera e uma que enfrenta dificuldades.
A gestão de riscos desenvolvida e aplicada de maneira eficaz proporciona para as empresas vantagens competitivas e de sustentabilidade a longo prazo, tais como:
- Segurança aprimorada: Medidas preventivas e protocolos de segurança bem estabelecidos reduzem as chances de acidentes e lesões no local de trabalho, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo, harmônico e respeitoso.
- Redução de perdas financeiras: Uma gestão de riscos eficaz pode reduzir drasticamente as perdas financeiras ocorridas no caso de acidentes e danos à propriedade como custos médicos, reparos e sanções legais e regulatórias, garantindo que os recursos sejam utilizados de maneira mais eficiente e em benefício da empresa e dos trabalhadores.
- Conformidade legal e regulatória: O cumprimento das normas regulamentadoras aplicáveis evita multas e sanções, assim como possíveis danos à reputação das organizações.
- Melhora da reputação: Organizações que demonstram compromisso com a segurança e a gestão de riscos inspiram confiança entre clientes, fornecedores e partes interessadas. Uma sólida reputação em segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social pode ser o caminho para conquista de novas oportunidades de negócios, como também fortalecer as relações com clientes atuais.
- Maior eficiência operacional: Identificar e mitigar riscos muitas vezes implica uma revisão dos processos operacionais que pode conduzir a melhorias na eficiência. Uma gestão de riscos bem planejada pode ajudar as organizações a operarem de maneira mais eficiente e rentável.
- Resiliência diante de desafios externos: As crises e eventos imprevistos, como desastres naturais ou epidemias, podem causar um impacto significativo na continuidade dos negócios. Um plano de gestão de riscos prepara a organização para o enfrentamento a esses desafios e minimiza a interrupção das operações. Isso permite uma recuperação mais rápida e eficiente em momentos de crise.
- Inovação e desenvolvimento sustentável: O desenvolvimento da cultura de gestão de riscos promove a inovação e o desenvolvimento sustentável. Organizações que constantemente avaliam os riscos e oportunidades estão melhor posicionadas para se adaptar às mudanças no mercado, adotar novas tecnologias e acompanhar as tendências da indústria.
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).