Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


07 de Outubro de 2013

Norma de Desempenho NBR 15575 é tema do ENIC

20210315040716_604ecf643c03c.png

"A Norma de Desempenho traduz as necessidades humanas em requisitos técnicos ao estabelecer níveis mínimos de desempenho ao longo da vida útil de um empreendimento".

A afirmação é do vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SECOVI-SP, Carlos Borges, que foi um dos debatedores do Painel sobre a NBR 15.575 realizado na última quinta-feira, (03) no 85º ENIC, realizado em Fortaleza.

O painel integrava a programação da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT).

A NBR 15.575 está em vigor desde 19 de julho de 2013 e estabelece padrões de qualidade para a construção de imóveis por meio de requisitos que privilegiam benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários, além de definir os níveis de segurança, conforto e resistência que os sistemas que compõem um imóvel devem proporcionar.

Segundo o presidente da COMAT da CBIC, Sarkis Nabi Curi, as discussões realizadas durante os painéis demonstram a necessidade que o setor tem de desenvolver as questões referentes às indústrias que fabricam os insumos.

"Nós haveremos de implementar o desenvolvimento da cadeia produtiva em cada estado da federação, ou seja, cada indústria local deve fabricar os produtos, atendendo às normas técnicas da ABNT e à Norma de Desempenho", finaliza.