Notícias
Setor da Construção
13 de Setembro de 2013
Norma de Desempenho ainda gera dúvidas entre profissionais do setor

Os efeitos da Norma de Desempenho nos vários elos do setor da construção estão entre as principais dúvidas manifestadas pelos participantes do Workshop Norma de Desempenho NBR 15575 – Edificações Residenciais, promovido ontem (12) pelo SINDUSCON-BA e ADEMI-BA, no auditório da FIEB.
Marcos Galindo, diretor de Materiais e Tecnologia do Sindicato, destacou que a Norma de Desempenho provoca uma mudança de cultura e práticas adotadas na construção de um empreendimento residencial. “Nossa tarefa é investir em planejamento e mudar procedimentos de aquisição e contratação de projetistas, materiais e serviços. A equipe de coordenação de projetos terá que documentar procedimentos adotados para consultas e provas futuras”, observa.
Para Galindo, a norma beneficia o consumidor, construtores e incorporadores, que passam a ter parâmetros definidos que permitem outro patamar de operação da construção imobiliária. “Neste sentido temos que nos preocupar também com a conscientização do usuário da edificação e da unidade, para a manutenção fundamental para o desempenho do empreendimento”, disse.
O vice-presidente da ADEMI-BA, Luciano Muricy, destaca que as empresas agora terão que parametrizar e identificar os sistemas construtivos e materiais mais adequados para atenderem às novas exigências. “Nossas empresas terão que investir em conhecimento e consultorias. Estamos em uma nova era da construção, temos que debruçar sobre os projetos e prevê as consequências dos diversos sistemas adotados em um projeto” avalia.
O Guia Orientativo para atendimento à Norma NBR 15.575 está disponível para download gratuito na página inicial do site do SINDUSCON-BA: http://www.sinduscon-ba.com.br