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Economia

04 de Agosto de 2015

Mercado publicitário inicia reação, setor imobiliário retoma investimentos

O Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia (Sinapro-BA) aponta para uma reação do mercado publicitário local. Segundo a presidente da entidade, Laura Passos, as consultas periódicas feitas com as agências filiadas mostram que elas estão sendo mais demandadas por seus clientes para retomar projetos de comunicação que ficaram parados no primeiro semestre. Ela afirma que a maioria das agências está com a pauta cheia e que esta realidade deverá ser sentida pelo restante do mercado a partir do final de agosto ou, no mais tardar, no início de setembro, quando as campanhas que estão sendo desenvolvidas forem ao ar. A presidente do Sinapro destaca o retorno do setor imobiliário - “depois de ter passado por um período de retração” - ao mercado de anunciantes. Outro destaque feito por ela é a manutenção dos investimentos publicitários feitos pelo varejo de pequeno porte (vestuário e calçados), especialmente no interior do estado.
 
Investimento é fruto do otimismo - No início do ano, quando o cenário de crise econômica já era uma realidade - embora menos perceptível que ao final do primeiro semestre -  o Sinapro-BA apresentou, pela primeira vez, uma pesquisa com empresários baianos. O estudo mostrou que 70% deles estavam otimistas em relação ao futuro de seus negócios. Na ocasião, Laura Passos disse que o resultado mostrava que as dificuldades na macroeconomia teriam um impacto relativo nos setores empresariais locais. “Prova disso é que, segundo a pesquisa, a área Comercial [das empresas] deverá ganhar as maiores receitas (32,26%), seguidos da área de Marketing e Comunicação (19,35%), e também 23% e 29% dos entrevistados pretendem manter ou aumentar em até 10