Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



19 de Julho de 2024

Lean Construction: força, crescimento e qualidade para o setor da construção

Design sem nome (16).jpg

Nesta Sexta da Construção, 19/07, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA, recebeu três grandes nomes do cenário nacional para debater o Lean Construction - metodologia conhecida também como Construção Enxuta que traz força, crescimento e qualidade para o setor da construção. Está bem claro que essa não é uma tendência passageira do mercado. Adotar conceitos do Lean é uma questão crucial para as construtoras entregarem seus projetos dentro do prazo, com os custos reduzidos, os desperdícios eliminados, conquistando uma eficiência cada vez maior.

Mas se os benefícios são tantos, o que falta para a construção civil se mobilizar e mudar essa realidade? De acordo com o diretor de Engenharia, Construção e Real State da Falconi, Luiz Gustavo, as empresas ainda não compreenderam quais são as causas dos seus problemas e dessa perda de eficiência.

"Ao entender as causas e os benefícios, todas as empresas que nós conseguimos mostrar isso com clareza passaram a adotar. Hoje, a nossa visão é que todas as causas dessa ineficiência são conhecidas. Então, o potencial de eliminação dessas fontes, desses desperdícios, é praticamente na sua totalidade. São problemas de projeto, problemas de execução, desconhecimento da forma de executar o trabalho, enfim, todas são causas internas da construtora. Portanto o potencial é realmente de um ganho enorme ou quase na totalidade dessas coisas perdidas", afirma o Senior Advisor e Master of Engineering, Luiz Gustavo.

WhatsApp Image 2024-07-22 at 13.51.20.jpeg

O CEO da Agilean, André Quinderé, explica que o Lean não é uma jornada de curto prazo, é uma jornada de médio e longo prazo. Além disso, uma barreira que era para ajudar, é por não se tratar de um investimento vultoso em equipamentos, mas sim um investimento em conhecimento. "Você tem que ter uma gestão de conhecimento e uma mudança de mindset. Vai desde a análise dos princípios Lean, vendo o que se adequa à realidade da empresa, para depois entender os conceitos e aplicar as ferramentas. A maioria das pessoas vêem só as ferramentas e tentam aplicá-las, sem entender o porquê que aquelas ferramentas estão sendo utilizadas. Então essa necessidade de um resultado de curto prazo e esse olhar míope só para as ferramentas faz com que muitas empresas encerrem a jornada Lean sem ter os resultados", relata o engenheiro civil e especialista em Gestão de Projetos, André Quinderé.

O diretor Comercial da Konstroi, Leonardo Lima, ressalta a importância de debater a temática junto ao setor da construção civil. "Fomentar esses debates é muito importante, pois existe muito conhecimento, muita tecnologia e muita metodologia, mas se a gente não tiver esse tipo de ambiente como o da Sexta da Construção, a gente não consegue disseminar o conhecimento. E para a gente evoluir, a gente precisa ter pessoas capacitadas e isso só é possível a partir do compartilhamento da informação", menciona o administrador de empresa com mais de 32 anos de experiência em tecnologia e gestão para a indústria da construção.

Comandado pelo presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, o encontro teve como abordagem o "Lean Construction na prática: resultados, processos e tecnologias utilizadas nos canteiros mais produtivos do Brasil".