Notícias
18 de Julho de 2025
Sexta da Construção discute desafios e soluções em fachadas prediais
O Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) realizou, nesta sexta-feira (18), mais uma edição da Sexta da Construção, com foco no tema “Universo das Fachadas Prediais”. O encontro abordou dois tópicos centrais para o setor: manifestações patológicas em revestimentos aderidos e fachadas ventiladas.
O evento contou com a participação dos especialistas Antônio Sérgio Ramos da Silva, Arival Cidade, engenheiro certificado nível AAA pelo IBAPE, com vasta experiência em avaliações, perícias e consultoria para clientes públicos e privados, Vitor Amoedo, Igo Alves Conceição, engenheiro civil com mais de 24 anos de atuação e Caio Novais, da Kubo Engenharia, com mediação do arquiteto Marcos Galindo, com ampla experiência no setor da construção.
Ao longo das apresentações, foram discutidos aspectos técnicos, causas comuns de falhas, soluções construtivas e a importância da manutenção adequada das fachadas para garantir segurança, desempenho e durabilidade nas edificações.
Durante o debate, os especialistas destacaram que Salvador possui um dos ambientes mais agressivos em relação à maresia em toda a América do Sul, o que exige soluções mais robustas e cuidadosas nas fachadas prediais. Nesse contexto, as fachadas ventiladas foram amplamente discutidas, com destaque para seus limites de aplicação em regiões litorâneas.
“A fachada ventilada é uma forma de execução que já existe há algumas décadas. É uma tecnologia que apresenta desafios diante do nosso clima, com muito sal e maresia. Temos essa preocupação em realizar pesquisas que garantam que toda essa tecnologia, especialmente as fixações em aço e alumínio vão resistir. É preciso assegurar que o material utilizado realmente garanta a durabilidade da fachada”, explicou Galindo, com ampla experiência no setor da construção.
A discussão também levantou a necessidade de atualização das normas técnicas da ABNT, frente aos novos desafios e falhas identificadas em obras recentes.
“Hoje, muitos profissionais já questionam a viabilidade dessa solução em algumas regiões. Há um movimento para provocar a atualização da norma da ABNT que trata do tema”, completou o engenheiro Arival Cidade.
A iniciativa reforça o compromisso do Sinduscon-BA com a qualificação técnica e a troca de experiências no setor da construção civil, promovendo eventos que aproximam especialistas, empresas e profissionais em busca de soluções inovadoras e seguras para os desafios da engenharia.