Notícias
Setor da Construção
30 de Abril de 2014
Investimento em construção civil é o pior entre 70 países
Estudo realizado pela equipe econômica do Bradesco liderada por Octavio de Barros mostrou que o Brasil, entre 70 países pesquisados, possui o menor peso da construção civil na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), chamada de investimentos totais, o que revela defasagem em infraestrutura.
"Quando nós decompomos as estatísticas de Formação Bruta de Capital Fixo, o peso efetivo observado de máquinas e equipamento representa 70% e construção civil, 30%. Nos outros países é o inverso, o peso maior é de edificações: pontes, estradas, residências, portos aeroportos, entre outros", afirmou.
"O problema do Brasil é infraestrutura. [O resultado] é uma prova incontestável de que para alavancar nossa FBCF é só infraestrutura", entende Barros.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu que investir em infraestrutura é um dos focos do governo.
"Uma das nossas prioridades é aumentar os investimentos, principalmente em infraestrutura, construção civil, e em setores estratégicos como petróleo e gás", disse.
Na avaliação do presidente do J&F investimentos e do conselho da fabricante JBS, Joesley Mendonça, se o governo der esse rumo, os empresários irão acompanhá-lo.
"Como empresário digo que precisamos ter um norte, um plano, uma estratégia. Precisamos saber, do governo, o que esta por vir. Se é infraestrutura, a gente investe. O candidato que ganhar a próxima eleição presidencial, precisa dar esse rumo o mais rápido possível."