Notícias
Geral
15 de Junho de 2015
Investidores chineses conhecem projeto da ponte Salvador – Ilha de Itaparica
Empresários chineses foram à Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) para conhecer detalhes do Sistema Viário Salvador-Itaparica, projeto no qual está inserida a construção da ponte Salvador – Ilha de Itaparica. A comitiva contou com a presença de empresários, do cônsul geral da China no Brasil, Song Yang, e do representante do China Development Bank (CDB), que equivale ao brasileiro BNDES. O grupo conheceu os projetos de infraestrutura existentes na Bahia e foram recebidos pelo vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão. O secretário apresentou as oportunidades de investimentos no estado, a exemplo da energia eólica, Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul e, principalmente, a ponte. Segundo Leão, os chineses demonstraram bastante entusiasmo com os projetos. Ele recebeu também um grupo da Global Connections, representando a empresa China Tiesuu Civil Engineering Group Co., que atua na área de engenharia e construções.
O vice-governador está otimista com a possibilidade dos empresários investirem na construção da ponte, que deverá ser feita em regime de Parceria Público Privada (PPP). “Achamos as reuniões muito proveitosas. Os empresários chineses demonstraram interesse em participar dessa concessão”, afirmou. A área diretamente impactada pela ponte soma 45 municípios, localizados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo e Baixo Sul, totalizando 4,4 milhões de habitantes. Na apresentação foi destacado que, mais que a construção da ponte, o projeto visa o desenvolvimento regional, social e urbano, bem como investimentos em infraestrutura urbana. Além das intervenções rodoviárias, a proposta é priorizar ações em áreas como educação, saúde, logística, turismo e agronegócios.
A expectativa é que o projeto atraia US$ 10 bilhões em investimentos privados e gere cerca de cem mil empregos, entre diretos e indiretos. Na oportunidade foram apresentados os estudos e projetos que estão sendo realizados e o seu andamento. O Governo do Estado estima que antes do final do ano todos os estudos contratados estejam concluídos. A partir daí, iniciará o processo licitatório da concessão, com a realização de consultas públicas. Entre os estudos estão os Projetos Básicos de Engenharia da Ponte e do trecho Salvador-Ponte do Funil (BA-001), Hidráulica Marítima, Estudos Urbanísticos e Estudos de Modelagem Econômico-Jurídica. O Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) está pronto e foi protocolado, em fevereiro, no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que o está analisando.