Notícias
28 de Agosto de 2023
Inventário de Emissão de Carbono na Construção Civil é debatido na Bahia
Nesta edição da Sexta da Construção, 25/08, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA convidou a engenheira civil Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – Comasp/Sinduscon-SP, que trouxe para a Bahia o debate sobre a “Importância do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa no setor da Construção Civil”, quando apresentou a CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissão de Carbono em Edificações na Construção Civil –, ferramenta desenvolvida pelo Sinduscon-SP.
A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da entidade, Alexandre Landim, que reforçou a relevância do encontro e do tema. “Hoje realizamos a 22ª edição da Sexta da Construção, encontro planejado para acontecer de forma recorrente, trazendo temas de interesse para o setor. Hoje vimos uma ferramenta, uma metodologia, um caminho muito poderosos para um mundo mais sustentável. O futuro é pensar na descarbonização agora, é pensar em como a gente pode se creditar disso, é pensar em uma sociedade melhor e não podemos pensar nisso sem avaliar e medir as nossas atividades. Reforço a ideia de que inovação e sustentabilidade executadas de forma coletiva são muito mais potentes”, afirma Alexandre Landim.
De acordo com a palestrante Lilian Sarrouf, o Inventário de Emissões de Carbono é um assunto que está realmente top em todos os temas nacionais e internacionais, que precisa ser difundido e disseminado para todas as empresas e profissionais, pois devem estar capacitados para lhe dar com a temática do ESG e do Baixo Carbono.
“Temos demandas tanto governamentais de metas, como também de agentes financeiros que hoje já têm linhas de financiamentos especiais para quem faz obras pensando em baixo carbono. Esse item do inventário vai acontecer muito rápido, passando a ser uma exigência na hora de pedir um financiamento, na hora de aprovar um projeto e as empresas precisam estar preparadas. Pensando nisso, estamos trazendo uma ferramenta que traduz esse tema para uma obra, para a construção civil, para o nosso dia a dia. Todas as empresas estão buscando isso na jornada ESG, e o inventario é um dos temas da jornada ESG. É logico que depende de uma mobilização da cadeia produtiva como um todo, da interface do construtor com os fornecedores e fabricante. Acredito que estamos evoluindo”, explica Lilian Sarrouf.
Case Porto Privilege
Na ocasião, a consultora Angela Andrade apresentou o case do Porto Privilege By Housi, primeiro empreendimento da Bahia a realizar a medição de carbono. O residencial é fruto da Carozo Desenvolvimento Imobiliário, em parceria com a Giro Empreendimentos e a APS Engenharia Estratégica, que está localizado no Porto da Barra, na capital baiana.
Segundo o engenheiro Alexandre Pedral, responsável pelas obras do Porto Privilege By Housi e CEO da APS Engenharia Estratégica, o consocio que une as três empresas tem latente na veia a inovação e o compromisso com o conceito ESG. “Estamos neste processo do inventário de carbono, que já foi feita a primeira etapa e deu uma boa contribuição. No ato da decisão da compra de porcelanato e cerâmica, já foi dada uma melhoria, pois vimos que puxar o material de Camaçari repercutia uma melhora em termo de emissão de carbono, do que puxar de Santa Catarina. Estamos muito contentes, pois o Porto Privilege foi primeiro empreendimento da Bahia a tomar essa iniciativa de fazer a medição de carbono na fase de projeto. Agora estamos alimentando durante a obra e no final vamos comparar com o relatório do projeto. Estamos muito satisfeitos por fortalecer nossa ideia e compromisso com o ESG para tornar o mundo melhor, com sustentabilidade, social e governança”, pontua Pedral.
O evento também contou com a participação do Conselheiro do Sinduscon-BA, Marcos Galindo, e do diretor e coordenador do GT ESG da entidade, Vicente Mattos, e as presenças de Francisco Carozo, CEO da Carozo Desenvolvimento Imobiliário, Ivana Caroso, presidente do Conselho de Administração da Carozo DI, e Leandro Caroso, CEO da Giro Empreendimentos.