Notícias
Mercado
09 de Setembro de 2016
Indústria ganha incentivos para exportar
Um pacote de medidas na área do comércio exterior deve reduzir os custos de exportação e importação para a indústria brasileira em até 40%, revelou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, informando que as ações fazem parte da ordem do presidente Michel Temer para todas as áreas do governo promovam desburocratização. "No caso das exportações vamos lançar, até o fim do ano, um portal único do comércio exterior. Com esse portal vamos agregar os 22 órgãos do governo envolvidos em exportação e importação", disse.
A ideia é reduzir o processo para exportar de 13 para oito dias e o das importações de 17 para dez dias. "Vamos zerar o uso de papel, será tudo online". Pereira disse que o portal será lançado até o fim do ano com o módulo exportação modal aéreo. "No princípio de 2017, entra o modal marítimo e o terrestre. Até o fim do ano que vem entra o módulo importação”, declarou.
O ministro esteve, ontem, 8, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para lançar o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e o programa Brasil Mais Produtivo. As iniciativas têm o objetivo de melhorar a produtividade nas pequenas e médias indústrias para que possam exportar.