Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias




07 de Agosto de 2023

Grandes referências nacionais debatem ESG na Sexta da Construção

Nesta Sexta da Construção, 04/08, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia trouxe grandes nomes e exemplos corporativos voltados para a pauta ESG e Sustentabilidade na Construção Civil. O evento foi comandado por Vicente Mattos, diretor e coordenador do GT ESG no Sinduscon-BA, e contou com as participações do presidente da entidade, Alexandre Landim, e o vereador André Fraga.

A executiva de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Vedacit, Elizabeth Rodrigues, que ministrou a palestra “ESG no mercado da construção civil” enfatizou o ESG e Sustentabilidade como uma pauta eminente emergente dentro do setor da construção, tanto pelas oportunidades quanto pelos riscos, para que haja perenidade nos negócios. 

“Sabemos que o setor da construção é um dos mais retrógrados em termo de inovação, grande gerador de resíduos e grande emissor de gás carbônico, mas que emprega muita gente e tem uma cadeia super forte. Então é muito bom ver que grandes players e grandes atores do setor estão preocupados em sentar, conversar e discutir os próximos passos. O movimento é do indivíduo, é da comunidade, é da indústria. Eu sempre falo que o setor privado, dada sua representatividade, ele tem muito mais mobilidade para mover o setor e trazer retorno positivo”, detalha Elizabeth Rodrigues.

O segundo painel trouxe “Exemplos de como pequenas e médias empresas tratam ações sociais e ambientais com sucesso”. Na ocasião Hari Hartman, sócio-diretor da Polo Salvador e diretor Federação das Indústrias do Estado da Bahia - da FIEB, e Marcelo Luis Bervian, engenheiro de produção, especialista em inovação e difusão tecnológica, pontuaram algumas das mais de 40 ações sustentáveis aplicadas desde os processos fabris aos produtos finais. A empresa tem seu negócio pautado na sustentabilidade dentre do mercado têxtil em Salvador.

A vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial - IBDEE, Olga Pontes, especialista em Governança Corporativa e Compliance, abordou a “Visão da prática de ESG nas organizações - vantagens competitivas”, com destaque para a Cultura de Integridade, que se refere à criação de um ambiente de trabalho com regras claras e consciência coletiva sobre a importância do combate às irregularidades e desvios de conduta, que podem prejudicar tanto os colaboradores quanto o negócio.

“A Cultura de Integridade é gradual. É uma jornada, é um filme, não é uma foto. Se a gente não cuidar de pessoas todos os dias e principalmente da relação entre as pessoas, não vamos ter uma cultura de integridade. Qualquer ambiente que a gente vive em sociedade é mutável, pois as pessoas mudam todos os dias. Novas gerações chegam, pessoas saem e pessoas entram. Então é uma química que é alterada todos os dias, por isso que o cuidado diário e a atenção diárias das relações entre as pessoas é muito importante para se manter uma Cultura de Integridade. Como eu digo sempre, não são os papeis que transformam, não são as políticas, as práticas, os procedimentos e as leis que transformam. É a conduta do ser humano em relação a essas leis. Se a conduta do ser humano está pautada em valores e princípios fortes, ele sempre vai fazer o certo, mesmo que ele não seja obrigado a fazer”, ressalta Olga Pontes.

O quarto e último tema foi “Organização do setor da construção para a prática do ESG”, apresentado por Márcia Menezes, diretora do CTE - Centro de Tecnologia de Edificações, mestre em engenharia de produção pela USP, seguido do painel com a experiência de capacitação de empresas associadas, com as participações de Isabelli Vieira, da Kubo Engenharia,  Renata Lopes, da Hydrostec Engenharia, e Aline Passos, da Concreta.

O presidente da entidade, Alexandre Landim, reforça a relevância de eventos como a Sexta da Construção, poderoso projeto que integra colegas, parceiros e toda a cadeia para discutir grandes temas. "Todas as sextas nos encontramos aqui no Sinduscon-BA para debates técnicos, econômicos ou políticos voltados para a indústria da construção. Quando se trata de inovação e sustentabilidade, penso que só podemos fazer de forma coletiva e esse é o objetivo do Sinduscon-BA. Só vamos conseguir mudar o nosso setor se pensarmos em conjunto”, finaliza.

AGENDA - SEXTA DA CONSTRUÇÃO E OUTROS
- 19/08 – Dia Nacional da Construção Social 2023
- 25/08 – Sexta da Construção | Tema: Importância do inventário de emissões de gases de efeito estufa na construção civil
- 20 a 22/09 – Constru Nordeste – 1ª Expo Construção do Nordeste