Notícias
Geral
29 de Abril de 2016
Governo prepara “Novo PAC” para impulsionar construção civil
Um dos setores mais afetados pela crise econômica que atingiu o Brasil em 2015 foi da construção civil, que fechou o ano com inflação em 5,5%. Para os consumidores, ficou mais cara construir ou reformar, devido à alta os preços dos materiais e da mão de obra.
Para tentar solucionar este problema e reverter o pessimismo apontado pelos indicadores econômicos, o governo está preparando um pacote de medidas e propostas para estimular o setor, contribuindo assim para o aquecimento da economia do país. O plano, apelidado de “Novo PAC” em alusão ao Programa de Aceleração do Crescimento, está em fase de ajustes e a expectativa é que ele seja anunciado oficialmente em breve.
De acordo com Carlos Henrique Passos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA), a prioridade dada à construção civil se deve à maior capacidade de reação do setor quando estimulado, gerando postos de trabalho mais rapidamente do que outros grandes empregadores. “A construção civil respondeu bem quando foi chamada, lá em 2008, e está disposta a reagir agora também”, garante.
O presidente defende que, para que a recuperação do setor aconteça, será preciso resolver alguns gargalos que impedem seu desenvolvimento efetivo, com o excesso de burocracia- que tem impacto no custo final dos imóveis – e a realização de reformas estruturantes para melhorar o ambiente de negócios, contemplando as questões trabalhistas, fiscais, de gestão do estado, políticas, entre outras.