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Geral

08 de Janeiro de 2015

Governo do Estado garante que Bamin vai fazer Porto Sul

Em contato com o portal Bahia econômica, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, comentou matéria referente à queda do preço do minério de ferro e a possibilidade da Bamin Mineração não ter condições finaceiras de construir o Porto Sul, bem como os efeitos disso sobre a Ferrovia Oeste Leste. Dauster afirmou  que os preços do minério de ferro oscilam historicamente e não se fixam nos seus valores mais baixos. 

Segundo ele, a médio e longo prazo, a tendência é o retorno a preços que rentabilizam os minérios de ferro com custos de extração superiores aos da Bamin. "Nesse sentindo, a Bamin mantém o interesse de instalação de seu terminal junto ao Porto Sul para exploração da mina de Caetité.

O Estado não trabalha com a hipótese de inviabilização do terminal portuário da Bamin. Tanto a empresa quanto o governo estadual têm cumprido todos os seus compromissos e estudos para dar viabilidade ao Porto Sul”, disse o Secretário.
 
Em relação as dificuldades que a empresa teria para construir o porto e a possibilidade de utilização do Porto de Aratu, o secretário explica que Aratu não conseguiria atender as necessidades da empresa para exportação. Segundo ele, a logística para exportar pelo Porto de Aratu não atende os grandes volumes, necessários para suprir a demanda da Bamin. Trazer o ferro pela Ferrovia Centro Atlântica para o Porto de Aratu seria demasiadamente oneroso, necessitando de um incremento de investimento altíssimo, que se refletiria nos custos operacionais, afirma Dauster. "Por outro lado, o investimento previsto para a implantação do Porto Sul é uma parcela pequena no conjunto de operação da Bamin”, disse o secretário.

A Bamin informa, no entanto, que a construção do Porto Sul cusatrá US$ 1,1 bilhão, quase o mesmo custo da implantação da empresa da ordem de US$ 1,5 bilhão.