Notícias
Política
30 de Setembro de 2016
Governistas preparam convocação para quórum na votação da PEC do Teto
Líderes da base governista pretendem fazer uma convocação especial para garantir a presença maciça de deputados na semana do dias 10 e 11 de outubro, datas previstas para a votação da PEC do Teto no plenário da Câmara. Parte dos aliados teme que o segundo turno das eleições municipais nas principais capitais e a véspera do feriado de 12 de outubro prejudiquem o quórum.
Mesmo com o fechamento de questão nas bancadas (mecanismo onde os parlamentares são orientados a vir e votar de uma determinada maneira sob o risco de serem punidos pelos partidos em caso de desobediência), há quem tema a ausência de parlamentares envolvidos com as campanhas eleitorais nos Estados.
A bancada paulista é a maior e tem 70 deputados, todos atuando nas campanhas regionais. Assim como em São Paulo, há chances de segundo turno no Rio de Janeiro e na capital mineira, o que poderia segurar - dependendo de quais candidatos estiverem na disputa - os deputados em seus Estados durante esse período crucial para o governo de Michel Temer.
A data para apreciação da PEC do plenário foi escolhida por diversos fatores. Primeiro porque será uma semana antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que definirá a taxa básica de juros da economia, a Selic. Também foi levado em conta o fato de a data anteceder uma nova viagem internacional do presidente da República. Os líderes concluíram que o ideal é votar o tema com Temer acompanhando de perto as discussões e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comandando a apreciação em plenário.