Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

20 de Novembro de 2014

Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho em foco

"É fundamental que as empresas de construção deixem enraizadas em sua cultura a gestão da Saúde e Segurança  no Trabalho no dia-a-dia dos canteiros, de forma a gerar resultados positivos como a redução de acidentes.” A afirmativa é do presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, que abriu nesta quinta-feira (20) o encontro “Discutindo Saúde e Segurança no Trabalho”. “Sem conhecimento, sem sistema e sem modelo de gestão não vamos avançar e conseguir obter os indicadores e avanços que a sociedade e as empresas querem”, avaliou.
 
José Honorino de Macedo Neto, da Seção de Inspeção do Trabalho (SEINT), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) destacou a importância de diálogo entre a Superintendência e as empresas do setor, para que se reflita sobre novos modelos de ação da fiscalização. Ele destacou que a SRTE está de portas abertas para os empresários que buscam a maior conhecimento e interação.
 
A criação do e-social, projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados foi um tópico abordado por Passos e pelo representante da SETRE que observou que o processo é irreversível e terá um grande impacto no meio empresarial e na construção. As ferramentas de gestão neste sentido foram apontadas como fundamentais para ajudar as empresas a consolidar os dados. O procurador Bernardes Guimarães, representante do Ministério Público do Trabalho, disse que é perceptível o progresso das empresas da construção em atingir as metas de diminuição de acidentes de trabalho e a intenção de resolver a questão. “O objetivo do Ministério Público do Trabalho é resolver a questão impedindo mortes e acidentes graves e não multar. Embora em determinadas situações as penalidades sejam fundamentais”, disse.