Notícias
13 de Setembro de 2024
Gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes é prioridade da indústria da construção
A construção civil é o maior responsável por empregos no país, por isso é um dos principais setores que precisam de atenção quando o assunto é Segurança do Trabalho. Como pauta prioritária, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA promoveu o tema "Gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes", nesta Sexta da Construção, 13/09.
Para falar sobre o assunto, a entidade convidou o CEO e Consultor Internacional da RSE Consultoria, Américo Carvalho. Como gestor de empresa que atua na prevenção de grandes acidentes e perdas ambientais com base nos requisitos legais, o palestrante trouxe a reflexão de que segurança não é só segurança, segurança é risco empresarial, assim como acidente não é só um acidente, acidente é Plano de Continuidade de Negócio – PCM.
"O objetivo não é falar apenas de fatalidades e segurança do trabalho. Temos que falar sobre gestão de riscos, falar das partes interessadas que são os líderes de executivos e trabalhadores. Precisamos conversar sobre a rede que envolve a proteção da vida e a rede que envolve a preservação dos negócios", pontua o engenheiro de segurança, Américo Carvalho.
Como parte da programação, foi realizado um debate que teve a participação da gerente de Segurança do Trabalho do SESI Bahia (Serviço Social da Indústria), Maria Fernanda Lins, que contou sobre a Blitz nos Canteiros de Obra, o treinamento de profissionais e a elaboração de uma cartilha de orientação, ações em parceria com o Sindicato Patronal - Sinduscon-BA.
De acordo com Maria Fernanda Lins, o intuito do SESI tem sido contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro na construção civil. “Ao adotar medidas preventivas, as empresas constroem um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para seus trabalhadores. É nesse sentido que o SESI atua, auxiliando as empresas a se anteciparem a possíveis riscos e prevenir acidentes”, destaca.
Treinamento, Cartilha e Blitz nos Canteiros
A elaboração de uma cartilha de orientação e o treinamento de profissionais de segurança no trabalho, incluindo técnicos e engenheiros, de 43 empresas da indústria da Construção Civil, foi o resultado da primeira fase do Projeto Emergencial Segurança nos Canteiros. Iniciativa do Sinduscon-BA, o projeto foi realizado pelo SESI Bahia, por meio da Gerência de Saúde e Segurança na Indústria (SSI). O foco foi na prevenção de acidentes em empresas da construção civil que utilizam gruas, balancins e elevadores cremalheiras.
O Projeto Emergencial Segurança nos Canteiros fez um mapeamento dos ambientes em 14 canteiros de obra de empresas associadas ao Sinduscon-BA. O projeto foi iniciado em fevereiro com a realização de uma Blitz nos Canteiros, que consistia na visita de uma equipe do SESI Bahia, formada por profissionais de segurança do trabalho e de engenharia mecânica.
O presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, ressaltou a importância de se reforçar a segurança nos canteiros de obras e a prevenção de acidentes. “O setor da construção sempre coloca a segurança como prioridade. Na verdade, mais do que isso, é uma constância de propósito. Temos um ambiente de trabalho que precisa rever constantemente todos os processos e o apoio e parceria do SESI são essenciais nesse contexto”, destaca.