Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Campanha

12 de Novembro de 2014

Fórum discute desenvolvimento sustentável em Salvador

A busca das cidades por soluções de desenvolvimento sustentável para o futuro é o tema central da 5ª edição do Fórum Agenda Bahia aberto ontem (11), em Salvador. Antes dos início dos debates, realizados no auditório da FIEB, foi feito um minuto de silencia em memória do empresário Carlos Gilberto Calvacante Farias, morto há uma semana, que presidia a FIEB desde abril. O atual presidente da Federação, Ricardo Alban, destacou que é desejo do setor industrial da Bahia aumentar sua competitividade sem esquecer a sustentabilidade. “Não existe crescimento econômico sustentável sem o crescimento da indústria. Qualquer setor da economia precisa ter uma estrutura de cidade agradável e em condições de circulação e ambientação. Isso está relacionado com a capacidade produtiva. É difícil manter o nível de produtividade do colaborador quando, por exemplo, ele tem angústia e dificuldade em se locomover na cidade”, disse. Alban se comprometeu a seguir as metas do seu antecessor de interiorização da indústria e apoio à pequena e média empresa sem tirar a atenção dos grandes investimentos.
 
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), destacou a importância de haver o debate sobre o futuro das cidades de maneira sustentável. “Se eu pudesse resumir a sustentabilidade em uma única expressão, eu diria que ela é igual a qualidade de vida. Quando  a gente encara os problemas do dia a dia das cidades brasileiras, especialmente as metrópoles, como é o caso de Salvador, percebemos que esses problemas tiram qualidade de vida.

Pensar no futuro dessas cidades é enxergar quais são os meios para propiciar para os seus moradores e visitantes mais qualidade de vida”, argumentou. Ele ressaltou que para alcançar esse objetivo é fundamental que haja compromisso com o planejamento e decisão política para implementar práticas de sustentabilidade intercalando os aspectos social, econômico e ambiental.
 
O evento contou com a presença de autoridades como a superintendente de Planejamento e Gestão Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Lívia Maria Gabrielli de Azevedo, que representou o governador Jaques Wagner (PT), o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara, além de secretários de estado. O público foi formado ainda por empresários e estudantes.

O Agenda Bahia contará com mais três seminários. Na próxima terça-feira (18), o tema será Desenvolvimento Sustentável, com palestras relacionadas ao saneamento básico. No dia 25 de novembro, o seminário será sobre desenvolvimento produtivo e vai debater sobre a necessidade da melhoria da competitividade e capital humano. O último debate, que será no dia 2 de dezembro, será sobre o desenvolvimento turístico.