Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

23 de Outubro de 2014

FIEB lança programa de estímulo ao crescimento da indústria baiana

A Fieb lançou ontem (22), em parceria com o Sebrae, o Programa de Desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Indústrias (PDI).

A iniciativa visa identificar problemas e soluções para o crescimento de pequenas e médias indústrias baianas.

Nesse primeiro momento, o programa vai  atuar em  duas regiões: a Central, polarizada por Feira de Santana e outros 118 municípios; e a Região Metropolitana de Salvador/Litoral Norte, que abrange Salvador e mais 38 municípios.

Os principais problemas diagnosticados preliminarmente nessas regiões, segundo o assessor de estudos técnicos da Fieb, Carlos Almeida, são a falta de qualificação da mão de obra; dificuldade de inovação; falhas de gestão e inadequação ao mercado externo.

“As ações do PDI, integrando vários produtos e serviços do Sistema – Sesi, Senai e IEL –, junto com o Sebrae, visam exatamente suprir as necessidades dessas indústrias e ajudá-las a ganhar competitividade”, destacou.

Para o vice-presidente da Fieb, Antônio Ricardo Alvarez, a indústria baiana vem perdendo competitividade e vai fechar o ano com um crescimento mínimo.

“Apesar de a Bahia ter recebido alguns investimentos, estamos sofrendo, no Brasil, um processo de desindustrialização, ao contrário de outros países em desenvolvimento como a China”, analisou.

Ainda segundo dados da Fieb, 59% das indústrias baianas estão no interior.

Na distribuição de indústrias pelo estado, 41% estão na Região Metropolitana de Salvador/Litoral Norte e 22% na região central (Feira de Santana e 118 municípios próximos).