Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

05 de Janeiro de 2015

Feira do Empreendedor destacará oportunidades de negócios para 2015

A Feira do Empreendedor será realizada de 07 a 10 de fevereiro de 2015, em São Paulo,  com entrada franca. As inscrições podem ser feitas no site: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br O empreendedorismo, muitas vezes, enxerga oportunidade onde há adversidades, o que se dá pela criatividade em projeto de novos produtos e planejamento para atender situações urgentes. Por isso, as questões ligadas ao urbanismo são boas fontes de oportunidades para empreendedores que fabricam dispositivos ou oferecem serviços.
 
Um segmento que tem sido considerado de oportunidades é o de Construção. Ainda puxado pela disseminação do projeto habitacional Minha Casa, Minha Vida, o setor vive uma certa euforia e apresenta oportunidades de negócios, mesmo com alguns investidores adotando posições cautelosas. 

Para 2015, as oportunidades estarão concentradas no reparo de imóveis residenciais, que são responsáveis por 60% do faturamento das PME do setor. Luis Alberto Araújo Costa, presidente da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo (APeMEC), conta que esta fatia pode aumentar em 2015.
 
"Foram vendidos muitos imóveis no País. Antes, era a construção dessas casas que movimentava os negócios para as pequenas e médias empresas. Hoje, em um cenário de pouco investimento, os negócios virão dos reparos residenciais e reformas, o que vai aumentar a receita das empresas neste segmento já no próximo ano.", diz o representante. Os demais 40% que compõem o faturamento das PME que atuam na construção tem origem nas obras contratadas pelo poder público.
 
Além dos reparos em residências, a prestação de serviço de manutenção em obras públicas será uma tendência de negócio para o próximo ano. "As construções decorrentes das concessões de mobilidade começam a ser entregues e temos em vista poucas obras maiores, como rodovias e aeroportos.

De forma que, na esfera pública, a contratação das PMEs será em serviços menores, porém volumosos, de reparação de patrimônio e uma ou outra obra municipal que envolve pavimentação, finalização e construção hidráulica e elétrica", detalha Costa.