Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

18 de Dezembro de 2014

Famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida aprovam moradias

Foi lançado na última semana em Brasília o livro Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que reúne dados sobre o perfil das famílias atendidas e suas casas, incluindo indicadores de coabitação, adensamento domiciliar e situação de risco em residências anteriores.

A publicação é resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério das Cidades.
 
A pesquisa revela que os imóveis receberam nota nacional média de satisfação de 8,77 numa escala de zero a dez. Em relação ao aumento do bem-estar das famílias, o programa recebeu nota de 8,62 e, quanto à intenção de permanecer nos imóveis, a nota média foi de 9,44.

O objetivo do projeto é disseminar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento do programa federal, fazendo monitoramento que mostra avaliações detalhadas sobre o interior das unidades, sua localização e despesas envolvidas.

O estudo indica que os moradores destinam cerca de 5% da renda domiciliar, cuja média é de R$ 907,57, para o pagamento da parcela do imóvel.
 
Foram entrevistadas apenas as famílias beneficiadas pela primeira fase do MCMV, que durou de 2009 a 2011. O questionário foi feito em residências entregues até dezembro de 2011, com 7.252 famílias que moram em 254 unidades em 184 municípios de 23 Estados. O livro está disponível no site do IPEA: