Notícias
Geral
27 de Novembro de 2013
Falta de tratamento de esgoto é um dos principais problemas do Brasil

O diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Lopes Varella Neto, admitiu esta semana que a falta de tratamento de esgoto é um dos principais problemas do Brasil no que se refere ao acesso aos recursos hídricos no país.
Varella Neto afirmou que quase 40% da população ainda não têm acesso a coleta e tratamento de esgoto, o que traz problemas de saúde pública e de contaminação da água consumida.
Conforme o diretor, 11% da água consumida no Brasil têm qualidade regular, 6% são de qualidade ruim e 1% é de péssima qualidade, sendo que os locais onde a qualidade melhorou são os que tiveram investimentos na rede de esgoto.
Ele pontua que 90% da população têm acesso à água encanada e que um dos maiores problemas na gestão dos recursos hídricos do país é abastecer a agricultura.
Em 2010, 72% da água consumida foram destinadas à produção agrícola, cuja área deverá aumentar até seis vezes nas próximas décadas.
Os dados são do Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos elaborado pela ANA e do Atlas do Abastecimento Urbano de Água.