Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

18 de Outubro de 2016

Ética e Compliance são discutidos em seminário na capital baiana

“Não tem como pensarmos em um mundo moderno sem Ética e Compliance como prioridades. Isso tem que fazer parte da estratégia da empresa para se ter competitividade e sobrevivência. Para tanto, a CBIC elaborou o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, com diretrizes que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência para entidades do setor e suas empresas associadas”, informa o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no seminário de “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que foi realizado nesta terça-feira (18), na sede do  Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA), em Salvador e que marca a inauguração do ciclo de debates e capacitação para modernizar as ferramentas de controle interno das empresa do setor.


O debate mobilizou empresários e dirigentes da construção civil e também integrantes dos poderes Judiciário e Executivo regionais. “As mudanças na sociedade, aceleradas com as ferramentas de comunicação de massa, exigem maior transparência nas relações entre pessoas, empresas e governos, impõem práticas que visem à sustentabilidade ambiental, econômica e social, dentro de padrões e valores éticos”, complementa Carlos Henrique Passos, presidente do SINDUSCON-BA. “Neste evento foram apresentados valores e conceitos que devem ser incorporados no ambiente empresarial para melhorar a imagem e reputação da instituição”, enfatiza.


Para Carlos Martins, secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia (SEDUR) que na ocasião representou o governador Rui Costa, o ambiente de negócios precisa ser cada vez mais transparente. “Este tema Ética e Compliance tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo no Brasil. A sociedade exige que todos os agentes políticos ou econômicos tenham um código de ética e conduta em suas ações, e ao mesmo tempo que este código seja transparente. É preciso termos a noção clara dessa situação para construir uma democracia cada vez mais forte”, afirma.


Durante o encontro, Gesner Oliveira, consultor da G.O Associados e Leonardo Barreto, cientista político, dois dos especialistas responsáveis pela formulação de parte dos documentos do Guia de Ética e Compliance para lnstituições e Empresas da Construção Civil apresentaram as linhas gerais do tema, como código de conduta, cartel e apresentação de cases.


No painel principal dos debates, a jurista e ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, apontou a aplicação da Lei contra a Improbabilidade Empresarial como ferramenta mais eficiente do poder Judiciário para combater a corrupção. “A Lei de Improbalididade é magnífica, pois contém a volúpia dos administradores, dos políticos e outros agentes que se locupletam do Estado. O sistema judiciário passou por diversas mudanças ao longo do tempo e avançamos muito. Exemplo disso, é a Lei Anticorrupção Empresarial criada em 2013, que pune as pessoas jurídicas que praticam atos contra a administração pública. Sou uma entusiasta de toda esta nova legislação e espero que estejamos caminhando a passos largos para um Brasil mais desenvolvido”, ressalta.


O secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União na Bahia, Nicola Espinheira da Costa Khoury encerrou o seminário explanando sobre a atuação do TCU e a relação público X privado. O evento promovido pela CBIC e pelo SESI Nacional, foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), com apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), e deu continuidade ao processo de capacitação do setor iniciado em junho e de disseminação das ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle.
 
Na ocasião foi distribuído para os presentes o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil disponível também em meio digital (http://cbic.org.br/sites/default/files/etica.pdf).