Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

29 de Julho de 2015

Encontro de Lideranças da Construção aborda liderança, saúde e segurança

O Encontro de Lideranças da Indústria da Construção promovido nesta terça-feira (28), na sede do SINDUSCON-BA, reuniu em torno de 60 pessoas pessoas e marcou o lançamento do Programa de Treinamento para Lideranças, desenvolvido pelo Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalhao para a Indústria da Construção (PNSSTIC) para desenvolver e aprimorar as habilidades das liderança em três níveis hierárquicos: mestres e encarregados; gerentes e engenheiros; e diretores e empresários.
 
“Essa é a parcela de um projeto muito mais amplo, que propõe a adoção de novas meltologias e formas de estudos, destacou o superintendente do SESI-BA, Armando Costa Neto, na abertura do encontro. “O setor da construção civil é o que mais atendemos no SESI-BA, devido a sua importância no PIB do Estado, ao emprego gerado e ao número de empresas”, disse, lembrando que as palestras do evento foram focadas na terceira camada do programa.  O vice-presidente do SINDUSCON-BA, Rafael Filgueiras, destacou a importância de mais uma vez o Sindicato estar com a casa cheia para discutir Saúde e Segurança no Trabalho. “Com este evento estamos fortalecendo ainda mais nossa parceria com o SESI-BA, e também o setor.
 
Liderança X Chefia - As habilidades de liderança como diferencial para aumento da produtividade foi o tema primeira palestra do encontro, ministrada pelo administrador de empresas e consultor Ayrton Rochedo, autor de livros sobre desempenho organizacional com uma trajetória de mais de 20 anos no mercado.  Segundo Rochedo, o líder é aquele que promove o outro e deve ter três habilidades: Conhecimento, Saber fazer com o outro, Atitude de estimular o outro. O especialista critica a cultura hierárquica das empresas, que não leva em consideração
o cliente interno. “A relação com o outro permeia o dia a dia nas organizações. Gestores que promovem pessoas são um patrimônio e contribuem para o trabalho seguro”, afirmou. Motivar a equipe é outra habilidade esperada de  um líder e que faz diferença nos resultados. “A liderança sustenta os momentos de tensão”, disse.
 
Acidentes e Afastamento - O impacto dos Custos de Acidentes do Trabalho e Afastamentos Previdenciários na rentabilidade dos negócios foi o tema da segunda palestra do encontro, feita por Gustavo Nicolai, médico do trabalho, especialista em gestão de custos com saúde e segurança do trabalho. “Não se pode mais, neste momento,  justificar produção a qualquer custo. Acidentes e Afastamentos são caríssimos”, afirmou após explanar sobre a legislação tributária aplicada à questão de acidentes e afastamentos e demonstrar que, quanto menos sinistralidade menor o custo com tributos.
 
Isso porque a frequência de acidentes, a gravidade e os custos definem o coeficiente do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) — um índice variável baseado no histórico da empresa que determina a variação tributária em situação de acidente. O FAP afeta diretamente o Seguro Acidentes de Trabalho (SAT), onerando a folha de pagamento de uma empresa. O especialista lembra que a CBIC conta com o simulador Construindo Segurança e Saúde (www.cbic.org.br/construindosegurancaesaude), no qual os empresários terão uma visão detalhada das despesas de cada acidente e afastamento, do impacto ao longo de dois anos que cada um deles exerce nos encargos pagos, dos valores a que estão sujeitos em caso de ações regressivas de trabalho, dentre outras informações.
 
Certificação – O Encontro de Líderes foi encerrado pelo presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, que destacou a importância da discussão de temas como os abordados no evento. “A indústria da construção representada pelo SINDUSCON-BA é 46% do setor, os demais 54% são formados pela construção informal. É preciso transformar a construção, estimulando a formalidade e a mudança da cultura, tendo em vista a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais”, disse. Passos e o superintendente do SESI-BA entregaram o certificado do Programa Mobilização Empresarial para Qualidade de Vida no Trabalho para 13 empresas e duas entidades. (Pelir Engenharia, Pampulha Engenharia, Souza Neto Engenharia, Concreta Tecnologia, MVL Engenharia, OAS, CPL Construtora, Santa Clara Engenharia, Dona Empreendimentos, Sertenge, SEprejge, Gráfico Empreendimentos, SINDUSCON-BA e SINDPACEL)