Notícias
Mercado
24 de Fevereiro de 2016
Empresários baianos entram na luta contra Aedes aegypti
Lideranças do empresariado baiano se comprometeram ontem (23), durante encontro com o governador Rui Costa, no auditório do Senai/Cimatec, a reforçar a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. O SINDUSCON-BA, que desenvolve uma Campanha de Prevenção nos canteiros dos associados, em parceria com o SESI, também participou do evento que reuniu Entidades Empresariais para engajamento na Campanha de combate ao mosquito. O evento contou com a presença, do secretário de Comunicação, André Curvelo, que apresentou a Campanha e o sub-secretário de Saúde, o infectologista Roberto Badaró, falou sobre o mosquito.
O secretário de Saúde, Fabio Villas Boa, e o de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, também estiveram na apresentação. Dentre as estratégias que serão adotadas será a ação de cerca de 1,5 mil leituristas da Coelba, que vão comunicar possíveis focos em residências do estado. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), os profissionais que, diariamente, coletam o consumo mensal de energia elétrica de mais de 5,7 milhões de clientes no estado vão identificar focos do mosquito e informar à Sesab.
Eles serão treinados pela Sesab para encontrar áreas de risco, como pneus, vasos, tonéis e garrafas - a ação será iniciada em março. Anotações sobre focos serão feitas nos equipamentos usados pelos leituristas, que foram configurados para isto. Panfletos com orientações para eliminar criadouros serão disponibilizados com as contas de energia. Segundo o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade, a entidade vai implantar um comitê para a mobilização: "Esse comitê vai ter o Sesc e o Senai, que são os braços da entidade, 85% das lojas do estado estão filiadas e 92% do número de empregados do comércio também".
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, contou que há ações de conscientização com cerca de 500 empresas: "Estamos treinando e capacitando para o combate ao Aedes e queremos atingir 31 mil pessoas direta e indiretamente".