Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

28 de Agosto de 2020

Elaboração do Perfil de Desempenho da Edificação

O PDE - Perfil de Desempenho da Edificação consiste em um documento de entrada de projeto que registra os requisitos dos usuários e respectivos níveis de desempenho a serem atendidos por uma edificação habitacional, conforme item 4 – ABNT NBR 15575.

A empresa deverá garantir o cumprimento do PDE ao longo das etapas de projetos e manter a versão controlada do documento. Este documento é desenvolvido na etapa de Planejamento da Elaboração do Projeto e revisado conforme o avanço desse processo.

O conjunto de requisitos dos usuários e níveis de desempenho (M-mínimo; I-Intermediário ou S-Superior) a serem atingidos constitui o Perfil de Desempenho da Edificação (PDE). Esse nível é avaliado e levantado pela coordenação de projeto e/ou diretoria, conforme soluções projetadas.                                                        

A NBR 15575-1, parte 1, no item 4, apresenta como requisitos dos usuários um conjunto de necessidades associadas à segurança, habitabilidade e sustentabilidade. São eles: desempenho estrutural, segurança ao fogo (contraincêndio), segurança no uso e operação, estanqueidade, desempenho térmico, acústico e lumínico, durabilidade e manutenibilidade, conforto tátil, visual e antropodinâmico, funcionalidade e acessibilidade, saúde, higiene e qualidade do ar, e adequação ambiental.

No documento PDE cada requisito do usuário deve ser listado junto aos sistemas construtivos correspondentes; os níveis de desempenho definidos pela liderança e o VUP – Vida Útil de Projeto, para cada um dos sistemas que o compõe, atendendo aos limites estabelecidos pela Norma.

Visando o cumprimento do PDE e que seus dados, a cada etapa, sejam registrados de forma satisfatória, a liderança precisa estar engajada, garantindo que o registro aconteça.  A documentação correta e evidências do PDE exigem o acompanhamento e o incentivo dos coordenadores de projeto, diretoria e engenharia que precisam estar alinhados desde o início do projeto e cientes das exigências de cada trabalho que será executado. Nesse processo Ensaios e/ou Simulações devem ser realizados ou obtidos de fornecedores, assim como a informação de uso de FAD’s e DATec’s, de acordo ao determinado no Perfil de Desempenho da obra e suas revisões.

Em síntese, com tecnologia adequada e liderança comprometida, a construtora poderá manter o PDE em conformidade com as normas de qualidade, assim como, ter uma gestão eficiente para um canteiro de obras mais produtivo.