Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

11 de Junho de 2014

Edifício Sede conquista Certificação AQUA na fase Realização

Após dois dias de auditoria pela Fundação Vanzolini, o Edifício-sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) foi certificado ontem (10) na fase Realização do Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental).

O anúncio foi recebido com emoção pela diretoria, superintendência e comissão de obras do Sindicato e também pelos consultores da Proactive.

O Coordenador Executivo do Processo AQUA – Construção Sustentável, Manuel Carlos Reis Martins, destacou que as soluções adotadas atingiram o objetivo de qualidade ambiental proposto pelo Sinduscon-BA.

“Parabéns pelo trabalho, pelos resultados e pelo futuro”, disse. Segundo ele, o ponto porte do empreendimento foi o empenho da equipe de produção e apoio da diretoria do Sindicato ao longo de três gestões.

Das 14 categorias avaliadas, o empreendimento obteve a classificação excelente em seis, superior em seis e bom em duas. 

Para ser viabilizado foram investidos em torno de R$ 9,5 milhões, obtidos pelo apoio de empresas associadas, pela parceria com projetistas, consultores e fornecedores, além de financiamento de R$ 3 milhões junto à Caixa Econômica Federal.

O custo é em torno de 5% maior que o de um prédio convencional, mas as soluções incorporadas ao projeto permitirão a recuperação do investimento em 5 anos.

O prédio teve o consumo de água reduzido em 89%, o de energia em 46%, e uma gestão de resíduos eficiente, que revalorizou 87,3% dos resíduos gerados ao longo da obra, e permite o aproveitamento quase total do resíduo gerado, inclusive com geração de renda.

O vice-presidente do Sinduscon-BA, Rafael Filgueiras, agradeceu aos auditores e consultores presentes em nome da diretoria do Sindicato e da presidência do Conselho.