Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

29 de Outubro de 2014

Discussão de PDDU e Louos será feita por novo conselho

Os 41 membros do Conselho Municipal de Salvador tomaram posse ontem (28).

A  entidade é formada por  secretarias municipais, movimentos de moradia, associações de bairro, sindicatos, conselhos profissionais, universidades, entre outros.

Durante o evento, o prefeito ACM Neto deu destaque à atuação que  o conselho deverá ter na elaboração do planejamento da cidade.

Ele se referiu à  proximidade do início das discussões em torno do PDDU e da Louos - principais diretrizes para a realização de obras estruturais.

De acordo com Neto, o objetivo é uma "efetiva participação popular" no Salvador 500, planejamento urbano da cidade até 2049.

Para o diretor da Federação das Associações de Bairro de Salvador, João Pereira, a posse do conselho "foi importante, para que os interesses populares sejam discutidos fora dos gabinetes municipais”.

De acordo com Pereira, porém, a prefeitura não faz acenos de promover "intervenções mais avançadas" na estrutura urbana. Uma dessas seria a destinação de áreas centrais para construção de moradias populares - como aconteceu em São Paulo, no começo deste ano, durante a discussão do PDDU local.

"Vemos aqui menos vontade e mais atitude protocolar, para atender à pressão do Ministério Público", afirmou Pereira.

"Os sinais são no sentido de atuar mais com o mercado imobiliário e não de fazer flexibilizações democráticas", disse.