Notícias
26 de Outubro de 2024
Desafios e oportunidades em certificações ambientais são abordados na Sexta da Construção
Com o objetivo de construir um futuro mais sustentável, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA debateu os desafios e oportunidades em certificações ambientais, na última Sexta da Construção, 25/10.
O tema foi apresentado pelo coordenador das análises de desempenho térmico, eficiência energética e certificações ambientais da Tecomat Engenharia, Matheus Mendonça, e pelo CEO na Facilitat Tecnologia, Fábio Serrano, empresas sediadas em Recife.
O engenheiro Matheus Mendonça destaca a importância de entender o contexto das certificações para empreendimentos, sobretudo residenciais, e como podem contribuir para o desenvolvimento de construções mais sustentáveis, tanto a padrões locais, como internacionais.
"Através desses encontros, o Sinduscon-BA oferece uma boa oportunidade para a indústria da construção aqui na Bahia e em outras regiões por meio do YouTube, de entender um pouco sobre esse assunto que mais cresce, principalmente no setor imobiliário. O governo e instituições financeiras têm investido em incentivos fiscais, gerando atrativo para as empresas, seja no desconto no IPTU ou na redução de taxas de financiamento, tanto de uma construção, quanto de unidades habitacionais", explica.
A mesa redonda foi conduzida pela assessora técnica do Sinduscon-BA e consultora em Tecnologias Ambientais e Gerenciamento de Projetos, Ângela Marcia, que afirma que estar melhor ambientalmente nesse momento é importante não apenas para a edificação, mas também para o próprio planeta e para nós enquanto humanos. "Os selos são grandes guias para que a gente produza de forma mais correta. Além disso, manualizar essas edificações também faz com que tudo que possa ser planejado durante a obra possa seguir de uma forma saudável na vida que o prédio inicia", pontua a engenheira civil - M.Sc., PhD.
Hub da Construção
Na ocasião, os palestrantes Matheus Mendonça e Fábio Serrano conheceram o Hub da Construção, acompanhados do diretor do sindicato, Geraldo Menezes, e da coordenadora do Hub, Ângela Andrade.
A Bahia agora conta com o primeiro Hub da Construção, iniciativa do Sinduscon-BA, inaugurado em abril deste ano, para fomentar tecnologia e inovação, pautados nos princípios da sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa - ESG. A proposta é estimular a troca de ideias e promover parcerias entre construtechs e todo o ecossistema da construção, em um ambiente de conexão e desenvolvimento de soluções transformadoras que favoreçam a produtividade e o networking para a geração de negócios.