Notícias
Setor da Construção
01 de Outubro de 2020
Construção Civil puxa a retomada de empregos
Foram criadas quase 250 mil vagas de emprego no mês de agosto, todos com carteira assinada, segundo o Ministério da Economia. Foi o melhor agosto em 10 anos. Em julho, as contratações também ficaram no positivo com mais de 130 mil novas vagas e boa parte das oportunidades tem surgido na construção civil. Entre março e maio, a construção desacelerou, mas já voltou a contratar. No final das contas, entre demissões e contratações, nos primeiro sete meses do ano, o setor conseguiu criar mais de 8 mil postos de trabalho, mesmo comprometido pelas restrições.
Pela análise da Fundação Getúlio Vargas - FGV esse ritmo deve melhorar ainda mais. "Olhando a sondagem de setembro, por exemplo, a gente vê um maior número de empresas assinalando que vai contratar nos próximos meses do que aquelas que assinalam que vão demitir", afirma a economista da FGV, Ana Maria Castelo.
Salvador teve o crescimento de 16% na venda de imóveis nos últimos meses. No Litoral Norte da Bahia o aumento passou dos 50%. "A redução de juros de financiamento bancário são as mais baixas dos últimos 15 a 20 anos. O crédito imobiliário cresceu 63%. Isso fez com que o mercado imobiliário tivesse também um movimento bastante significativo e representativo", declara o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia - Ademi, Cláudio Cunha.