Notícias
Setor da Construção
10 de Dezembro de 2013
Construção civil na Bahia está em forte recessão

O setor de construção civil na Bahia vem caindo há três trimestres consecutivos e já pode ser considerado como em forte recessão. No 1° trimestre deste ano a produção do setor caiu 3,8%, em relação ao trimestre anterior, uma queda superior verificada no país de 1,3%.
No segundo trimestre do ano, enquanto no país o setor se recuperava e crescia 4%, na Bahia a queda se aprofundou com uma queda de 1,6%.
Para completar, no 3° trimestre deste ano a construção civil na Bahia caiu 2,6%, sempre em relação ao trimestre anterior, enquanto no país se verificava um crescimento de 2,4%.
O setor está tecnicamente em forte recessão, pois os economistas afirmam que dois semestres de crescimento negativo consecutivo definem o desempenho recessivo.
Tomando a variação dos últimos 12 meses, a construção civil na Bahia também apresenta uma queda de 0,9%, enquanto no país se verifica um crescimento de 1,9%.
Reunidos em convenção na semana passada, os empresários do setor reconheceram uma queda nos lançamentos e vendas no setor, e creditam o fraco desempenho ao imbróglio da LOUOS e do PDDU em Salvador, embora o fraco desempenho esteja relacionado a todo o estado.
Os dados são da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (Sei).