Notícias
Geral
03 de Março de 2016
Combate ao Aedes Aegypti é prioridade
A dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo Aedes aegypti, são doenças epidêmicas na Bahia. A disseminação da zika e sua provável ligação com casos de microcefalia foi motivo de alerta de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde. A Portaria 34, do Ministério das Cidades, 29.01.16, estabelece procedimentos de sensibilização de agentes e o controle da proliferação do Aedes nos canteiros de empreendimentos apoiados financeiramente pelo ministério no âmbito do PAC e do MCMV.
A campanha de Combate ao Aedes aegypti do SINDUSCON-BA, desenvolvida com participação do Grupo de Trabalho de Saúde e Segurança do Trabalho (GT-SST) e apoio do SESI Bahia, propõe ações semanais nos canteiros. Um dia da semana é eleito para que seja feita uma palestra sobre o assunto e apresentado vídeos, durante o Diálogo Diário de Segurança (DDS).
A proposta é sensibilizar os colaboradores a aturem preventivamente no ambiente de trabalho e em suas casas. Também é feita a inspeção dos canteiros a partir de um check-list para eliminar água parada. Também devem ser acompanhas as obras paradas, em razão do risco de terem focos de propagação do Aedes.