Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

20 de Novembro de 2014

Cenário da Indústria da Construção na Bahia

O presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, apresentou  no encontro de Segurança e Saúde no Trabalho, estudo da CBIC que tem como proposta levar informação ao setor e promover o diálogo e evitar conflitos na execução do papel social das empresas. Passos ressaltou a importância econômica da Indústria da Construção que é composta sobretudo por micro e pequenas empresas. “É o segmento industrial com maior quantidade de trabalhadores quando somados os três segmentos da construção: construção de edifícios, serviços especializados para construção e obras de estruturas”, disse.
 
Ele lembrou que a Bahia conta hoje com cerca de 170 mil trabalhadores na construção civil, uma quantidade expressiva sobretudo se comparada à base de 80 mil trabalhadores em 2008. “Chegamos a 210 mil trabalhadores formais em 2011, e tivemos o desafio de capacitar a mão de obra, desafio que permanece e que está diretamente atrelado à busca pelo aumento da escolaridade dos trabalhadores da construção”, afirmou Passos. Ele lembrou que 20% dos acidentes de trabalho registrado no Brasil foram na Construção Civil, estatística que deve ser combatida por empresas e trabalhadores.
 
Maria Fernanda Lins Faiçal, da gerência de Qualidade de Vida do SESI-BA falou sobre as soluções para Saúde e Segurança do trabalho desenvolvido pelo Sistema. Segundo ela, estudo realizado com 1072 trabalhador4es de 10 empresas clientes do SESI-BA atendidos em 2013 demonstra a melhoria da situação de saúde dos empregados em quesitos como pressão arterial e glicemia. “A Educação dos Trabalhadores é fundamental  no sentido de melhorar a qualidade de vida e índices de saúde, bem como de prevenir acidentes”, disse. O estudo identifica como fatores de risco o trabalho em altura, serviços e eletricidade, trabalho de escavação e movimento de cargas.
 
Ferramentas como a séria de vídeos 100% Seguro, produzidos em parceria com o SINDUSCON-BA, são fundamentais no apoio à sensibilização sobre o tema e na gestão de Segurança e Saúde nos canteiros. Além disso, o SESI-BA atua com três projetos pilotos, todos em parceria com o Sindicato, que visam a melhoria da gestão em SST: treinamento admissional, que destaca as condições do ambiente de trabalho, EPI, EPC e atitudes preventivas para quem ingressa na profissão, treinamento periódico, com foco preventivo, e  Programa de Treinamento para lideranças, que tem como foco os mestres e encarregados.