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Mercado

28 de Março de 2014

Carteira Imobiliária do BB dobra para R$ 24,3 bilhões em 2013

O Banco do Brasil aposta no potencial do mercado imobiliário e investe cada vez mais em produtos para a produção e aquisição de imóveis. Para se ter uma ideia, a carteira imobiliária da instituição, que em 2009 era de R$ 1,6 bilhão, saltou para R$ 12,9 bilhões em 2012 e praticamente dobrou o resultado em 2013, quando atingiu R$ 24,3 milhões. Do montante investido no ano passado, R% 5 bilhões destinaram-se a apoiar a produção.

Em evento promovido ontem pela CBIC, SINDUSCON-BA e ADEMI-BA, o Diretor de Crédito Imobiliário do BB, Hamilton Rodrigues da Silva, apresentou um panorama destacando a importância do segmento para o banco e detalhou as linhas de crédito disponíveis para um grupo de cerca de 50 pessoas, entre empresários e representantes das empresas do setor.

"Muito do que o BB desenvolve hoje foi construído e pensado em eventos como esse, ouvindo o mercado para melhor atendê-lo", destacou. "Percebemos, hoje, dois grandes vetores de crescimento econômico no Brasil: construção civil e incorporação. Estima-se que a área de infraestrutura no país tenha oportunidades de crescimento da ordem de R$ 1 trilhão e 200 bi, considerando a esfera macro", disse.

O presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, destacou que o objetivo da iniciativa é aproximar os empresários da instituição que investe cada vez mais no segmento. “A cada encontro ficamos a par da crescente penetração do Banco no Brasil no mercado, o que contribui para incrementar os empreendimentos e encurtar o hiato entre os diferentes ciclos de negócios", avalia.

O BBB atua com crédito imobiliário há cinco anos. “Neste período, notamos uma evolução da carteira no Brasil, que movimentou R$ 395 bilhões, em 2013, respondendo por 8,2% do Pib nacional. E a projeção é positiva: até 2016, o movimento esperado será de R$ 6,34 bilhões, com a participação no Pib chegando a 10,3%”, afirma Hamilton Rodrigues da Silva. Num cenário de grande déficit habitaciona, da ordem de 5,24 milhões de moradias no Brasil, sendo 1,61 milhões de unidades no Nordeste e 356 mil só na Bahia, o Minha Casa Minha Vida tem grande contribuição no desempenho favorável do setor.