Notícias
Mercado
23 de Março de 2016
Caixa anuncia elevação de juros de imóveis com recursos da poupança
A Caixa Econômica Federal anunciou que a partir de amanhã (24) vai aumentar a sua taxa de juros de financiamento de imóveis residenciais, comerciais e de uso mistos feitos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). O último reajuste da tabela de juros DIU há cinco meses. Segundo os dados divulgados pelo banco, nos contratos feitos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), a taxa balcão - destinada a clientes sem relacionamento com o banco - deve subir de 9,9% para 11,22% ao ano. Para quem já possui conta-corrente na Caixa, os juros subirão de 9,8% para 11% ao ano. Ambos os valores estão relacionados a juros efetivos, ou seja, com os encargos já embutidos.
Para quem recebe salários pela instituição e para os servidores (cujas parcelas dos financiamentos podem ser descontadas em folha de pagamento), os juros passarão de 9,5% para 10,5%. Em relação às operações enquadradas no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), a taxa balcão subirá de 11,5% para 12,5% ao ano, para imóveis residenciais. Àqueles que já possuem conta-corrente, as taxas aumentarão de 11,2% para 12%, e para os que recebem salários pela instituição e para os servidores, ela irá de 11% para 11,5%.
Para imóveis comerciais e mistos enquadrados no SFI, a taxa balcão deve aumentar de 14% para 15%; para quem possui conta-corrente, deve crescer de 13,5% para 14,5%, e para os que recebem salários pela instituição, devem aumentar de 13% para 14%. Segundo a Caixa, as taxas de juros dos financiamentos habitacionais com recursos do Minha Casa Minha Vida e do Fundo de Garantia do Tempo e Serviço (FGTS) não sofrerão alterações. A nova correção acontece dez dias após o banco anunciar a elevação do limite de financiamento de 50% para 70% do valor do bem, na mesma linha de crédito, também a partir de amanhã.