Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



11 de Outubro de 2024

Caixa aborda a análise de engenharia para financiamento imobiliário na Sexta da Construção

WhatsApp Image 2024-10-16 at 08.57.24.jpeg

No setor da construção civil, a captação de recursos é essencial para o sucesso dos projetos desenvolvidos pelas construtoras e incorporadoras. Diante disso, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA convidou a Caixa Econômica para falar sobre "Análise de engenharia para financiamento imobiliário", durante a Sexta da Construção, 11/10.

"Tivemos a oportunidade de mostrar para as empresas, principalmente aquelas que ainda não atuam com a Caixa, como é o processo da análise de engenharia dentro do banco. Mostramos o passo a passo do fluxo que o projeto passa até chegar na contratação", pontua o palestrante Marcelo Rangel, coordenador de engenharia das operações de financiamento Imobiliário PJ - CIHAR/NE Caixa.

Para tirar dúvidas do público, foi realizada uma mesa redonda com as participações do vice-presidente do Sinduscon-BA, Ângelo Simões, a gerente de Clientes e Negócios da CAIXA, Aurelita Castor, além do palestrante Marcelo Rangel.

Para o engenheiro Felipe Souza, diretor da Fark Engenharia e integrante da CBIC Jovem, o tema é muito importante para as empresas, já que demanda muitos processos e é complicado ter uma padronização entre as empresas para que todas sejam aprovadas. Recorrer então de uma forma bem sucinta assim é uma maneira de informação muito boa para nós consultores.

"Por mais que tenha a questão da diferença de porcentagem, de liberação conforme o tipo de financiamento, têm brechas também que eles verificam a análise do rating. Então, dependendo do tipo de porte da empresa, ainda tem a possibilidade de melhorar aquilo dentro das normas do banco, o que mostra que a Caixa tem muita capacidade de financiamento para as PJs.

Inteirando a fala de Felipe Souza, o engenheiro Vinícius Bernardes, também da Fark Engenharia e integrante da CBIC Jovem, é interessante saber que a Caixa também atende a pequena, a média e a grande empresa, não fica só retido aos grandes empreendimentos. "Então é muito bom que a pessoa que tem uma pequena empresa também tenha uma análise de crédito, uma linha de crédito que atenda a sua demanda e ajude a alavancar a empresa, para daqui a uns dias ela se tornar média e no futuro uma grande empresa", conclui.