Notícias
Economia
08 de Agosto de 2014
BC: condições de aprovação de crédito a empresas melhoram
O indicador de condições para aprovação de crédito para grandes empresas para este 3º trimestre de 2014 está no maior nível desde o 2º trimestre de 2011, mostra a pesquisa de Indicadores de Condições de Crédito, divulgada ontem, 7, pelo Banco Central.
O indicador ficou em 0,25 ponto para o 3º trimestre, ante 0,08 no 2º trimestre. A pesquisa do BC é qualitativa e foi feita com executivos de 46 instituições financeiras, em junho.
O indicador varia de -2,0 (menos concessões) a 2,0 (mais concessões).
Já o indicador de condições de aprovação de crédito habitacional para o 3º trimestre ficou em -0,33, situação "um pouco mais restritiva", afirmou o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton.
Ele destacou que o crédito ao consumo cresceu nos anos recentes, mas agora, "na margem, está estabilizado".
O Indicador de Condições de Crédito a consumo para o 3º trimestre registrou -0,13 ponto nas aprovações, a mesma leitura referente ao 2º trimestre.
A taxa preferencial, calculada pelo BC para medir o custo de crédito, ficou em 15,1% em maio, ante a mínima histórica de fevereiro de 2013, de 10,8%. Segundo Hamilton, a alta de 4,3 pontos porcentuais "é natural".
Para o diretor do BC, "a taxa preferencial é a melhor proxy que temos para o custo do crédito na economia brasileira".
São usados no cálculo da taxa, entre outros critérios, indicadores de taxas de juros para pessoas jurídicas com operações de crédito em três ou mais bancos, sendo pelo menos uma maior ou igual a R$ 5 milhões.