Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Economia

04 de Outubro de 2016

Banco Central diz que não existe política para corte de juros

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, declarou nesta terça-feira (4), durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, que a instituição não tem um "cronograma preestabelecido" para iniciar o processo de "flexibilização da política monetária", ou seja, de corte dos juros. 

No fim de setembro, por meio do relatório de inflação, a autoridade monetária estimou que a inflação deve estourar o teto do sistema de metas neste ano, mas também previu que ela deve ficar mais próxima da meta central de 4,5% em 2017. Isso aumentou as apostas do mercado financeiro de que a taxa de juros começará a cair já neste mês de outubro.

Ilan Goldfajn afirmou ainda que a velocidade da "desinflação" (queda dos preços) ainda permanece "incerta". Segundo ele, o processo de corte de juros dependerá de fatores que permitam uma "maior confiança" no alcance das metas de inflação. "Temos conduzido a política monetária [definição dos juros para conter a inflação] com a prudência que o momento requer, de forma a garantir uma desinflação sólida e uma recuperação sustentável, ao mesmo tempo", acrescentou o presidente do Banco Central.