Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

09 de Novembro de 2015

Bahia ganha primeira fábrica de argamassa do Nordeste

Com capacidade para produzir 206 mil toneladas de argamassa por ano e um volume de investimento estimado em R$ 25 milhões, foi inaugurada na última quinta (5), em Camaçari, a primeira fábrica exclusiva de argamassa do Nordeste da Votorantim Cimentos. A solenidade contou com a presença do governador Rui Costa e do prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, além de empresários do setor industrial. “Esperamos que esse seja apenas o pontapé inicial para que a Bahia se torne cada vez mais atraente para a indústria da construção civil”, enfatizou Costa.
 
Apesar de apresentar na Bahia uma queda de 7,2% no volume de vendas para os canais de varejo em relação a 2014, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) o estado chegou a movimentar, em agosto R$ 223 milhões. Para o presidente da ADEMI-BA Luciano Muricy, ter uma instalação industrial que atenda as demandas do mercado pode impactar diretamente na redução de gastos com a produção. O vice-presidente da FIEB, Carlos Henrique Gantois disse que a fábrica contribui para a industrialização da construção civil e para o desenvolvimento econômico do estado.
 
Mais investimentos - Diversificar a cadeia produtiva é uma das apostas do governo para atrair investimentos, segundo o secretario de Desenvolvimento Econômico Jorge Hereda. “A Bahia tem cadeias produtivas que precisam ser adensadas.” Conforme Hereda, a Bahia tem 400 protocolos de intenção de empresas que querem se instalar no estado. O Polo industrial recebeu nos últimos anos, 23 novas fábricas, algumas ainda em implantação. O superintendente de Desenvolvimento e Comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Erico Oliveira, concorda que é preciso multiplicar as atividades econômicas. “O momento do polo exige esta diversificação para atrair empresas na ponta da cadeia produtiva e fazer com que ela funcione de maneira integrada”.