Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias




30 de Junho de 2023

Alvará da Construção na era BIM é destaque na Sexta da Construção

Diante da importância do tema, mais uma vez a Sexta da Construção, promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), trouxe para os associados e convidados o tema Alvará da Construção na Era BIM com destaque para as boas práticas para submissão de projetos residenciais R3-01. O evento, realizado nesta sexta-feira, 30/06, foi mediado pelo presidente da entidade, Alexandre Landim, e a apresentação foi comandada pelo engenheiro civil, Ricardo Torreão, cofundador e BIM Expert da Torch Tecnologias, em parceria com a arquiteta e urbanista, Maisa Ferreira.   

Durante a abertura do evento Alexandre Landim falou sobre a importância de tecnologias na indústria da construção para melhorar o ambiente de trabalho e ganhar produtividade. “Em especial, a BIM – Modelagem de Informações da Construção – vem se mostrando uma ferramenta muito poderosa para quebrar barreiras, principalmente as burocráticas, proporcionando uma grande revolução no momento da aprovação de projetos e emissão de alvarás. Além disso, antecipar a obra é sinônimo de economia, pois o custo da burocracia pode chegar a 12% do custo total da obra, segundo estudos divulgados pela CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção", pontua o presidente do Sinduscon-BA. 

O palestrante, Ricardo Torreão, um dos responsáveis por desenvolver a plataforma Tekto Solutions que teve o primeiro projeto do Brasil aprovado em BIM no tempo recorde de 45 dias, explica que a ferramenta proporciona celeridade no processo de licenciamento urbano, por meio da análise automática de conformidade normativa em projetos BIM. “Estamos aqui para orientar os requerentes às boas práticas para submeter os projetos em formato BIM para emissão do alvará de construção junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo – Sedur, órgão responsável pela aprovação", explica. 

Ainda de acordo com Torreão "com esse modelo consegue-se uma celeridade no processo de aprovação nos residenciais R3-01, que são projetos de média e alta complexidade, referentes a torre única mutiresidência, ou seja, os edifícios residenciais. Com a BIM há uma redução de até 90% do tempo de aprovação do projeto. O que em média demoraria um ano, cai para 45 dias. Desta forma, toda a cadeia produtiva da construção é beneficiada.

Benefícios gerais da ferramenta

- Alta qualidade e produtividade: redução de até 90% no tempo do processo de obtenção de licenças de construção.
- Transparência e simplificação: mecanismos que facilitam uma maior transparência e otimizam as ferramentas de informação.
- Aumento de receita: a agilidade na análise desperta o interesse do setor de Construção no desenvolvimento de novos projetos, aumentando a receita e com custos mais baixos.
- Cumprimento da legislação: os parâmetros urbanos objetivos são analisados automaticamente antes da submissão para aprovação junto à Secretaria de Urbanismo.
- Melhor comunicação: a comunicação entre a equipe da Secretaria de Urbanismo com
engenheiros e arquitetos se torna mais efetiva e rápida.
- Operações sem papel: maior autonomia para o Responsável Técnico Requerente devido à capacidade de solicitar serviços e acompanhá-los eletronicamente.

Sexta da Construção

Sexta da Construção é uma ação realizada pelo Sinduscon-BA todas a semanas com café da manhã, na sede da entidade. “Nas sextas-feiras nos reunimos aqui no Sinduscon-BA para debater assuntos relevantes do setor juntamente com nossos associados e convidados”, conclui o presidente da entidade, Alexandre Landim.

Esta edição contou com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (Cau-BA), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia - (Crea-BA) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia (Sinarq-BA).