Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Política

04 de Dezembro de 2014

ACM Neto planeja extinguir Sucom e Desal na reforma administrativa

Após a convocação por parte da Agência de Comunicação da Prefeitura de Salvador para entrevista coletiva nesta quarta (3), às 15h, no Palácio Thomé de Souza, quando, conforme nota, o prefeito ACM Neto fará um importante anúncio relacionado à administração da cidade, crescem os rumores de que a já anunciada reforma administrativa deve ser pauta principal do encontro. É certo que muitas mudanças estão por vir e, conforme fontes que circulam pelos corredores do Palácio Thomé de Souza, com elas, também muitas surpresas. É dado como certo, por exemplo, que a Secretaria de Urbanismo e Transporte, hoje comandada por Fábio Mota, será desmembrada, transformando-se em duas pastas: uma totalmente voltada para mobilidade urbana, enquanto a outra mais para o urbanismo. Entretanto, esta última, absorvendo as ações da Superintendência de Controle e Ordenamento do Solo (Sucom), que será extinta.
 
A nova secretaria abrigará ainda a fundação Mário Leal Ferreira, responsável pelos projetos da cidade. O comando ficaria a cargo do atual superintende da Sucom, Silvio Pinheiro. Mota, por sua vez, destaque pelo seu dinamismo e capacidade técnica, seria o “gerentão” da mobilidade urbana de toda cidade. O prefeito visa com isso, conforme relatos à reportagem, acabar com o contrassenso de uma superintendência ter muitas vezes mais poder que a própria pasta que a gere e transformá-la num orgão mais pujante, de forma a dialogar com a sociedade civil sobre assuntos estratégicos, e a largada seria dada pela construção de um debate em torno do novo PDDU. A aposta é numa otimização da máquina e da sua concepção.
 
Estaria nos planos de Neto ainda a criação da Secretaria de Manutenção da Cidade, que iria absorver as funções da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), que também seria extinta, e parte da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop). “Afinal, a intenção da reforma é dar mais peso também para manutenção a conservação da cidade”, revelou fonte palaciana. No rol das mudanças estaria certo que o atual secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, assumirá a pasta da Educação, desbancando Jorge Khoury. Outra provável saída bastante comentada é a do secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, e, de acordo com o site Política Livre, um dos nomes que já teriam sido sondados para substituí-lo foi o do ex-governador Paulo Souto (DEM), que concorreu contra o petista Rui Costa ao governo baiano. A expectativa é que o projeto de reforma administrativa da Prefeitura chegue à Câmara Municipal amanhã ou depois e seja votado entre o dia 10 e 17, quando deverá ser votado também o orçamento da Casa.