Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


20 de Agosto de 2013

ABNT lança nova norma de terminologia para argamassas inôrganicas

20210315034833_604ecb01c7d08.png

A ABNT publicou no último dia 29 de julho a NBR 13529, com o título: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Terminologia.

O documento define os termos relativos a revestimentos de paredes e tetos em argamassas inorgânicas à base de cal, ou ambos, e a materiais e instrumentos auxiliares de aplicação.

A nova norma trata-se de uma atualização de um documento que havia sido publicado há cerca de 10 anos. A decisão de renovar o documento se deu após a percepção dos agentes envolvidos no mercado de que o mundo da argamassa havia evoluído bastante.

Terminologias relativas a tipos de argamassa, aditivos e adições foram alteradas no novo texto, assim como ferramentas e equipamentos, que seguiram a evolução dos materiais.

A preocupação para a elaboração deste novo documento de terminologia era de que não fossem chamados de nomes diferentes um mesmo material ou equipamento.

A nova norma, produzida dentro Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-18), passará a ser válida no próximo dia 29 de agosto.