Notícias
Setor da Construção
20 de Janeiro de 2014
A construção empurra o PIB

Ao fim de 2012, a sensação era de que a atividade econômica brasileira não conseguiria gerar nada além de um “pibinho”. Ainda assim, a construtora paulista MBigucci tinha motivos para estar otimista.
Em praticamente uma semana, todas as unidades de um empreendimento misto – residencial e comercial – lançado em outubro daquele ano, em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, se esgotaram.
Era o prenúncio de obras nos anos seguintes para a MBigucci e para dezenas de outras construtoras responsáveis por milhares de lançamentos imobiliários em 2013.
Somente no segmento de shopping centers, há 41 unidades que serão entregues neste ano, em todo o País.
Além disso, saiu do papel mais uma leva de concessões de infraestrutura do governo Dilma Rousseff, o que garante à construção civil a condição de motor do crescimento do PIB em 2014. O setor de construção deve crescer 3,2% no ano, ante 2,2% em 2012, projeta a LCA Consultores.
Com isso, deve movimentar R$ 255 bilhões e ajudar a levantar o PIB, que teve expansão de apenas 1% em 2012 e de 2,3% no ano passado, segundo projeções do mercado compiladas pelo boletim Focus, do Banco Central (BC).
Os números da LCA, se confirmados, indicam que está dando certo a estratégia do governo de mudar o perfil do crescimento da economia brasileira.
Leia a íntegra da matéria em: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/138160_A+CONSTRUCAO+EMPURRA+O+PIB