Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

24 de Novembro de 2014

8º Encontro de Mestres de Obras, Encarregados e Técnicos

Em mais um dia de integração com palestra, oficinas e atividades de lazer e esporte, foi realizado no último sábado (21) no SESI Itapagipe o 8º Encontro de Mestres de Obras, Encarregados e Técnicos.

Ao som da inspiradora canção “Somewhere Over The Rainbow”, a abertura do evento ficou por conta do Conjunto de Cordas do Neojibá, programa de formação de núcleos de orquestras e corais infanto-juvenis no estado da Bahia. Regido por Elizane Priscila, o grupo de jovens músicos presentearam os participantes do evento com um prazeroso momento de apreciação musical, num belo convite a conhecer e se aproximar da música clássica.

Ao fazer uma breve introdução à palestra, Amilton Otávio do SINTRACOM-BA ressaltou a importância da harmonia entre mestres, encarregados e técnicos dentro dos canteiros de obras. “O trabalho do grupo não pode ser afetado por aqueles que não estão na mesma sintonia de dedicação”, destacou.
 
Em reforço ao que foi colocado por Amilton, o presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, inicia sua apresentação também chamando atenção para a necessidade do “congraçamento entre os trabalhadores do setor da construção”, assunto que foi bastante trabalhado ao longo da palestra. Expondo um estudo sobre crescimento da produtividade na construção, Passos discorreu sobre o papel do líder enquanto figura importante neste processo. Ao lançar o questionamento “como os líderes podem contribuir para aumentar a produtividade?”, sua apresentação abriu o debate e elencou os principais desafios de quem hoje está numa posição de comando perante uma equipe. A capacidade de enxergar cada subordinado considerando suas peculiaridades e características individuais, por exemplo, é fundamental na relação de trabalho. Foram colocados também elementos como a habilidade para motivar, saber delegar, ter boa comunicação e disponibilidade para receber sugestões. Além disso, Passos ressaltou a importância da “liderança pelo exemplo”, forma mais autêntica de influenciar positivamente uma equipe. O objetivo comum, completa, é “atingir os objetivos com satisfação e garantia do bem estar de todos, como uma forma de realização profissional e pessoal”.
 
Para Carlos Henrique Passos, a palestra foi mais uma “oportunidade de promover o auto-conhecimento dos presentes e de abrir a discussão sobre o tema”. “Mestres, encarregados e técnicos representam a média gerência e exercem influência sobre a equipe. Acredito que é importante contribuir na sua auto-estima e provocar a reflexão”, completa. Um vídeo motivacional trouxe aos presentes mais um momento de reflexão, com cenas do filme “A Fuga das Galinhas”, em que a narrativa é construída sob a perspectiva do trabalho em conjunto.

Para encerrar este primeiro momento do encontro, uma esquete teatral tomou a atenção dos presentes. Protagonizada por Basílio, personagem que representa um pedreiro ansioso para ocupar uma posição de liderança, a apresentação cômica começa trabalhando a diferença entre “chefe e líder”. Numa acalorada discussão entre o caricato pedreiro e sua superior no canteiro de obras, os presentes são provocados a participar da situação e pensar também sobre temas relacionados a saúde, segurança e bem estar do trabalhador.
 
Perguntado sobre o que viu na palestra, o participante Ed Carlos destacou a importância do que foi colocado sobre o trabalho em equipe e falou um pouco sobre o que achou do vídeo motivacional: “já havia assistido ao filme, mas hoje pude vê-lo novamente com um outro olhar. Acho que isso agrega muito ao trabalho”.  Para Joelson, tudo o que foi exposto em termos de conteúdo é algo muito próximo da prática que vivencia em sua atividade. “Faz parte da realidade do meu trabalho”, comenta.

Durante a palestra, os acompanhantes puderam aproveitar as atividades propostas: foram feitos exercícios de alongamento, dinâmicas de grupo, dinâmicas de dança e oficina com um dos instrumentos trazidos pelo grupo Neojiba. “Foi escolhido o violino para ser trabalhado. Vimos um pouco mais de como se toca e aprendemos sobre ele”, relatou Isadora. Outra acompanhante destacou a adesão de quem estava presente nas atividades: “todo mundo participou”, comenta Jéssica.

Como não poderia faltar, o churrasco de confraternização celebrou a realização do encontro. Embalado no ritmo da banda Caravana da Arte, o encerramento do evento aconteceu em clima de muita descontração e integração entre os presentes.