Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral


25 de Novembro de 2013

7º Encontro de Mestres, Encarregados e Técnicos

20210315042132_604ed2bc7220c.png

Com a proposta de criar uma consciência mais humanitária por parte dos encarregados, mestres e técnicos, o SINDUSCON-BA realizou no último sábado (23), o 7º Encontro de Mestres, Encarregados e Técnicos dos canteiros de obras, no SESI Itapagipe. 

“Nós precisamos criar uma qualidade de vida no trabalho. Mais contente, com menos trauma, com mais convencimento e menos mandonismo. É esse o propósito de criar um clima de trabalho solidário”, destacou Calos Alberto Vieira Lima, presidente do SINDUSCON-BA.

O clima era de grande expectativa entre os trabalhadores que chegavam ao evento. Para José Roberto dos Santos, funcionário da Sertenge, que esteve pela primeira vez no Encontro, além de confraternizar com os outros encarregados, mestres e técnicos, o evento representa um momento de aprendizado para todos. “É muito importante e interessante, pois o que aprendemos aqui pode ser colocado em prática no nosso dia a dia”, disse.

As mulheres foram destaque, na edição deste ano, ao ministrar palestras sobre Liderança e Qualidade de Vida para os profissionais. A primeira mestre de obra da Bahia, Maria do Amparo, falou sobre a importância dos líderes para os operários durante a palestra “Liderança no Canteiro de Obra”. Maria, que lançou um livro recentemente, acredita que para o profissional da construção civil, o Encontro é muito importante. “Esse tipo de evento leva conhecimento e você tem a certeza de que as pessoas te ouviram e participaram deste diálogo”.

Já enfermeira do SESI e Especialista em Segurança e Saúde no Trabalho pelo Instituto de Saúde Coletiva (UFBA), Cláudia Lemos Vieira Lima, comandou a palestra “Qualidade de Vida na Indústria da Construção” alertando os trabalhadores quanto à saúde e o bem estar físico e mental.

Além das palestras, os trabalhadores assistiram dois filmes que valorizam os profissionais da construção civil, entre eles “As flores dos canteiros” sobre as mulheres que atuam no setor.

Foram realizadas ainda oficinas para as crianças com o tema Copa do Mundo 2014 e sorteio de prêmios entre os trabalhadores. Crispiniano Bispo da Silva, da Concreta, levou para casa, pela quarta vez, um dos prêmios sorteados. Para ele, o evento tem ajudado bastante, pois como mestre de obras, o conhecimento adquirido fez com que ele aprendesse a lidar com as pessoas. “Nós que somos da liderança, estamos entre o operário e patrão. É preciso ter bastante equilíbrio e o evento ajuda bastante nesse sentido”.

O diretor jurídico do Sintracom-BA, Amilton Otávio, destacou que o Encontro proporciona aos líderes, uma visão diferenciada do trabalhador. “Houve uma mudança imensa de tratamento pelos encarregados, mestres e técnicos, com o pessoal da produção. Nessas palestras as pessoas vão se adaptando e absorvendo as coisas boas que estão sendo colocadas para todos e elas são implantadas nos canteiros”.

O evento foi organizado pelo SINDUSCON-BA com apoio do SESI e parceria do Sintracom-Ba, Sindticcc-Ba, Siticcan-Ba e Fetracom-Ba e contou com o patrocínio da CBIC, SESI-DN e Gerdau, além do apoio e patrocínio das empresas Gráfico Empreendimentos, Sertenge, Concreta, Construtora Segura, SPE Barbalho (MVL e Pelir), SPE Jardim Armação (Dona e MVL) e Jotanunes Construtora.