Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

26 de Abril de 2016

'Vaquinha virtual', financiamento coletivo chega ao mercado

O financiamento coletivo, espécie de “vaquinha” virtual usada principalmente para viabilizar projetos culturais a partir de campanhas pela internet, chegou ao mercado imobiliário.Depois do lançamento do site brasileiro Urbe.me, o britânico Bricksave também abriu para os brasileiros a possibilidade de investir em imóveis comprando frações de empreendimentos.
 
Pelo Urbe.me, o investidor pode aplicar a partir de R$ 1.000 e há imóveis na planta. O dinheiro fica imobilizado entre três e seis anos, tempo suficiente para que o projeto fique pronto e se valorize antes da venda. Caso ao fim desse período os imóveis estejam encalhados, o Urbe.me devolve o dinheiro do investidor corrigido pela Selic.
 
Apesar de sites como esses promoverem uma simplificação e uma democratização dos investimentos, o professor Michael Viriato, coordenador do laboratório de finanças do Insper, sugere cautela com a novidade. “O mercado brasileiro tem opções melhores para o pequeno investidor. Um fundo imobiliário, por exemplo, permite investimentos similares aos do site e oferecem o financiamento coletivo”, afirma.